O que aconteceu na 1ª Conferência de Marketing de Conteúdo

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1ª Conferência de Marketing de Conteúdo foi realizada em São Paulo, nos dias 20 e 21 de Novembro.

Marketing de conteúdo, internet das coisas e o futuro do marketing digital. Esses foram apenas alguns dos assuntos discutidos na 1ª conferência de marketing de conteúdo realizada em São Paulo nos dias 20 e 21 de Novembro. Em sua primeira edição, esse grande encontro de agências, clientes e empresas de tecnologia, surpreendeu pela quantidade de personalidades do cenário digital brasileiro que marcaram presença neste evento. Entre os palestrantes estavam: Martha Gabriel, Rafael Rez, Eric Santos, Vitor Peçanha, Felipe Moraes e Saulo Medeiros.

O foco principal das palestras era o marketing de conteúdo e os desafios que agências e clientes encontravam para produzir conteúdo de qualidade e transformar clientes em admiradores das marcas. Entre as soluções mais apontadas para aumentar o engajamento dos consumidores e atrair novos públicos, estavam a personificação da marca e criação de uma personalidade que conduziria o comportamento da empresa nas Redes Sociais, Blogs e E-mails.

O sócio fundador da 5seleto, Saulo Medeiros, em sua palestra com o tema “Nutrição de Leads — Conteúdos por e-mail que geram conversão”, demonstrou claramente a importância de construir uma reputação através de e-mails e como conquistar a confiança de uma lista de usuários através de mudanças que, apesar de pequenas, são muito significativas, como alterar assunto, títulos e assinatura de seus e-mails de forma que o lead entenda e compreenda que existe uma pessoa por trás daquele e-mail. Essa mudança implica na personalização, retirando a impressão de que a mensagem foi enviada de forma massiva.

“As conversões aumentaram depois que comecei a assinar meus e-mails com meu apelido de infância, Saulinho” – Saulo Medeiros

As palestras dos fundadores da Resultados Digitais (RD Station) e da Rock Content seguiram a mesma linha e apresentaram dados estatísticos sobre o crescimento no mercado de Inbound Marketing e a importância da criação de e-books e conteúdos exclusivos para as diversas fases do funil de vendas de uma empresa.

Encerrando o primeiro dia, a Martha Gabriel, uma das personalidades mais esperadas do evento, falou sobre tudo, desde o marketing de conteúdo até a nova e revolucionária internet das coisas. Entre os focos de seu Keynote estava a importância da diversificação do conteúdo, a criação de storytellings e a utilização da transmídia.

No segundo dia de palestras, tivemos a presença de Miguel Gustavo, Engenheiro de Software da Microsoft, que apresentou as novidades e inovações do Bing Ads, ferramenta de anúncios da Microsoft que concorre com o Adwords e detém a veiculação de links patrocinados no Yahoo e Bing. Entre as novas ferramentas disponibilizadas pela Microsoft estão: as extensões de imagem, a ferramenta de remarketing e as possiblidades de importar suas campanhas do Google.

Em grande parte das palestras, foi enfatizado a importância de resolver questões e problemas dos clientes. Foi ressaltado que, as empresas que não o fizerem, estarão desperdiçando a oportunidade de se relacionar diretamente com seus clientes e conquistar disseminadores da marca.

Independente do canal utilizado, as empresas que se mostram interessadas em receber o contato de seus clientes, se mostram solícitas e se destacam no mercado se comparada à empresas que tem como único intuito o ato de vender.

A renovação também é importante para que a empresa se mantenha em destaque. Não é possível atingir resultados diferentes utilizando sempre das mesmas ferramentas.

Outra forma interessante de conquistar clientes é a utilização da técnica do Inbound Marketing. Trata-se de uma estratégia que tem como prática criar conteúdo relevante e atrativo de modo consistente para um determinado público, focando em todos os estágios do processo de compra, do brand awareness ao brand evangelism.

“A Estratégia é o coração do marketing, o conteúdo é o sangue que pulsa alimentando os objetivos estratégicos” – Martha Gabriel

 O balanço final desta conferência é bastante positivo. Tivemos grandes palestrantes que, mais que ideias, demonstraram na prática como fazer boas estratégias de content marketing. Temos a impressão que os expectadores saíram renovados do evento, com novas ideias e com uma única certeza: existe ainda um grande oceano azul a ser explorado pelas agências e clientes deste mercado.

Um agradecimento especial ao Rafael Rez pelo convite e a todos palestrantes pelo conhecimento compartilhado neste evento.

Confira abaixo algumas fotos do evento.


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