25 marcas que viraram sinônimo de produto

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No dia a dia, nem nos damos conta que nos referimos a maioria dos objetos pelo nome de marcas famosas. É automático, parece que o objeto não existia antes da marca nascer. Isso é o ápice do sucesso que um produto pode ter no mercado, ele se tornar sinônimo de um objeto, significa publicidade grátis e involuntária, é quase subliminar. Confira, a seguir, algumas delas:

  • Bom Bril (esponja de lã de aço) –  Com 60 anos de mercado, Bombril é o nome da lã de aço que virou sinônimo de categoria no Brasil.BomBril
  • Leite Ninho (leite em pó) – Outro artigo que acabou se transformando em sinônimo de toda uma classe de produtos é o famoso “Leite Ninho”. Isso porque, no passado, não havia muita concorrência contra as icônicas latas amarelas, e até hoje relacionamos o nome da marca quando vamos comprar leite em pó.Leite Ninho
  • Chiclete (goma de mascar) – Ninguém pede “goma de mascar” quando procura produtos desse tipo, seja de que marca for. O mais comum é falar “chiclete”, a versão aportuguesada da palavra Chiclets, marca da Adams.Chiclets
  • Band-Aid (curativos adesivos) – Destinado a proteger pequenos ferimentos na pele, o produto se tornou tão popular que acabou se transformando em sinônimo de “curativo adesivo” em todo o mundo, independente da marca.Bandaid
  • Gillette (lâmina de barbear) – Vai dizer que você não se refere ao produto acima como “Gillette”! Na verdade, esse é o sobrenome do inventor das lâminas de barbear — o norte-americano King Camp Gillette.Gilette
  • Leite Moça (leite condensado) –  O “Leite Moça”, da Nestlé, foi um dos primeiros a serem comercializados aqui no Brasil, tornando-se, portanto, sinônimo de leite condensado para muita gente. Vai dizer que nunca saiu pra comprar “leite moça”?Leite Moça
  • Miojo (macarrão instantâneo) – Que macarrão instantâneo que nada! Quando você está fazendo a sua lista de compras, com certeza se refere a esse produto como “Miojo”, não é mesmo?Sem Título-1
  • Isopor (Poliestireno Expandido – EPS) – Como ninguém anda por aí dizendo que vai pôr as bebidas numa caixa de poliestireno expandido, a marca Isopor acabou tornando-se sinônimo desse material tão útil. Não é à toa, não é?!Isopor
  • Cotonetes (hastes flexíveis) –  As hastes flexíveis começaram a ser comercializadas aqui no Brasil pela Johnson & Johnson com o nome de “Cotonete”, que acabou pegando e sendo utilizado para designar todos os demais produtos desse tipo.Cotonetes
  • Xerox (fotocópias) – A marca “Xerox” não só se tornou sinônimo de máquinas que realizam fotocópias como também dos documentos que replicamos com elas. Tanto que, aqui no Brasil, inclusive existe um verbo que designa essa ação: xerocar!xerox
  • Cândida (Água Sanitária) – No Brasil, é popularmente chamada de “cândida” em São Paulo, “Q-Boa” no Centro-Oeste e Nordeste, e “clorofina” no extremo sul do país, nomes que derivam de marcas populares do produto.Candida
  • Durex (Fita Adesiva) – Fita adesiva é o nome original do bom e velho “Durex”, que foi lançado aqui no Brasil pela empresa de mesmo nome na década de 40, passando a designar todas as fitas semelhantes.durex
  • Maizena (Amido de Milho) – Outra marca que acabou se transformando em sinônimo de produto em todo o mundo é a “Maizena”. Aliás, há quem fique em dúvida na hora de reunir os ingredientes para uma receita e vê na lista o tal do “amido de milho” escrito e não a superconhecida maizena.maizena
  • Yakult (Leite Fermentado) – É conhecido como Yakult o principal produto de uma empresa multinacional japonesa alimentícia chamada Yakult. Porém o produto em si é o leite fermentado.Yakult
  • Sucrilhos (Cereal/flocos de milho) – Consumido como cereal matinal por muita gente, o nome do alimento acima não é “Sucrilhos” não! Contudo, o produto da Kellogg’s acabou se tornando tão popular que a maioria das pessoas se refere aos flocos de milho dessa forma até hoje.sucrilhos
  • Danone (Iogurte) – O grupo Danone é conhecido pelos seus produtos lácteos, especialmente os iogurtes.Danone
  • Pó Royal (Fermento Químico em Pó) – O “Royal” não é o nome daquele pozinho mágico que faz com que bolos e pães cresçam e fiquem fofinhos, mas sim da marca de diversos produtos comestíveis.Pó Royal
  • Toddy ou Nescau (achocolatado em pó) – Os brasileiros se dividem entre essas duas marcas ao anotar na lista o “achocolatado em pó”. Toddy é uma linha de achocolatados da PepsiCo e Nescau é uma marca pertencente à Nestlé.toddy e nescau
  • Catupiry (Requeijão cremoso) – Como pedir uma pizza de frango com Catupiry sem se referir à marca? Pois é, o catupiry nada mais é que um tipo de requeijão cremoso.Catupiry
  • Caldo Knorr (Caldo em Cubos) – Caldo em cubos é um condimento muito usado no preparo de várias receitas, principalmente em sopas e refogados. Na maioria das vezes que você vai comprar esse produto, refere-se à ele como “Caldo Knorr”Caldo Knorr
  • SuperBonder (Cola Tudo) – Todo mundo que quer comprar um cola bem forte, pede uma Super Bonder, porém esse nome é uma marca da Loctite.SuperBonder
  • Toddynho (Achocolatado Pronto) – Amarca Toddynho acabou se tornando sinônimo de achocolatado pronto. O Toddynho é sucesso de vendas e sinônimo da categoria nos achocolatados.Toddynho
  • Pão Pullman (pão de fôrma) – Quando você anota esse produto na sua lista de compras, provavelmente se refere a ele como “Pão Pullman”, não é mesmo? Mas esse também é um nome que foi popularizado graças a uma marca famosa.pão pullman
  • Comfort (amaciante de roupas) – Mesmo que não tenha sido você quem lavou as roupas, sempre sente aquele cheirinho de Comfort.Comfort
  • Zíper (fecho éclair) – Essa deixou todo mundo de queixo caído. O nome certo para a invenção que facilitou a vida de quem tinha que abotoar milhares de botões é “fecho éclair”.zíper

 

O poder do marketing e propaganda aplicado em uma marca, tornou várias empresas como suas principais referências na hora da compra, porém, o fato desses produtos estarem na ‘boca do povo’, como diria a expressão popular, não significa que essas marcas estejam livres de concorrência. Mas, como seus nomes estão muito atrelados a produtos, elas acabam sendo confundidas com a própria categoria.

Essas foram algumas marcas famosas que viraram sinônimo de produtos/segmentos que são sucesso até hoje. E para alcançar esse sucesso é preciso uma boa comunicação e um belo plano de marketing. Esse é mais um motivo para você transformar sua empresa num sucesso e fazer ela se tornar sinônimo de algum produto.

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