Conheça as vantagens da nova versão do Android

banner

Google anuncia lançamento do Android Marshmallow

O Google anunciou o lançamento da versão anual de seu sistema operacional mobile, o Android, no ultimo dia 29, em San Francisco, Califórnia. O sistema adota esse ano o número de versão 6.0 e o codinome Marshmallow, seguindo a tradição de usar nomes de sobremesas em ordem alfabética.
No evento, a empresa de Mountain View anunciou todos os detalhes e mudanças em comparação à versão anterior do SO, Lollipop 5.x, além de dois aparelhos novos, o Nexus 5X, fabricado pela LG, e o Nexus 6P, fabricado pela Huawei – sua primeira vez produzindo um aparelho para o Google. Ambos carregam a nova versão do SO pré-instalada de fábrica, que também estará disponível a partir de 4 de outubro para a maioria da linha Nexus de anos anteriores. Entre os Smartphones que receberão o update, estão o Motorola Nexus 6 (2014) e o LG Nexus 5 (2013), além do Nexus Player (2014) e os Tablets HTC Nexus 9 (2014) e ASUS Nexus 7 (2013), em versões LTE (4G) e Wi-fi.

Após o anúncio da nova versão na conferência de desenvolvedores I/O do Google em Maio deste ano, a disponiblização de três versões beta para desenvolvedores do sistema, a versão final do Android Marshmallow apresenta como principal mudança a usabilidade e refinamento do design do software como um todo, incluindo animações novas e cores mais vibrantes. Outras mudanças importantes que podem ser destacadas incluem:

 

  • Google Now on Tap, recurso novo que promete transformar a maneira como usuários interagem com seu Smartphone ou Tablet. A função permite que o sistema leia qualquer tipo de informação que está sendo acessada na tela do aparelho, e ao pressionar e segurar a tecla Home, o Google lança um assistente que dá detalhes de pesquisa e compartilhamento sobre aquela informação ou tópico. Assim, se você estiver, por exemplo, marcando um jantar com alguém numa conversa em qualquer aplicativo, ao acessar o recurso, o Google mostrará os restaurantes mais próximos, incluindo preços, reviews, detalhes de contato, endereço e as respectivas páginas em redes sociais.
  • O sistema é mais personalizável e flexível, permitindo que o usuário escolha quais botões ele terá em seu painel de Configurações Rápidas (Wi-fi, Rede Móvel, Modo Avião, etc.), além de apresentar uma versão nova de seu próprio lançador, o Google Now Launcher. Além do logo novo do Google e o já conhecido assistente Google Now, os aplicativos no menu principal agora se encontram em disposição vertical, com pesquisa mais acessível e uma barra exclusiva no topo para aplicativos mais acessados.

INFOGRÁFICO

  • Controle de permissões granular e melhor personalização de aplicativos dão ao usuário total controle do que cada aplicativo pode acessar ao rodar em seu aparelho. Desta forma, se o usuário não quiser que o Facebook, por exemplo, tenha acesso a recursos tais como câmera ou microfone, é possível desativar nas configurações do sistema. O Google agora também permite que o usuário escolha quais aplicativos serão utilizados por padrão para abrir quaisquer recursos possíveis – você gostaria que o Chrome ou o Facebook abrisse a página de um perfil naquela rede social – por exemplo.
  • Leitura de impressão digital nativa é um recurso que há muito era esperado na versão padrão do SO mobile do Google. Empresas como Samsung e Apple já haviam utilizado hardware e implementado modificações no software para esse fim. Por fim, o Google, em parceria com a LG e a Huawei também adotou leitores digitais, cuja principal função será em conjunto ao Android Pay – pagar por produtos ou serviços utilizando apenas sua impressão digital e a senha de desbloqueio da tela do aparelho.
  • Melhor gerenciamento de bateria também é algo que os fãs do sistema clamam há tempos. E o Google parece ter finalmente atendido. A versão 6.0 Marshmallow traz o modo Doze (cochilar, em Inglês), também com total controle do usuário, em relação a quais aplicativos hibernarão quando a tela desligar, de forma a permitir alta performance e uso inteligente do sistema. O Google prometeu que a performance e autonomia da bateria do aparelho é de até duas vezes maior – promessa a ser confirmada.
  • Modo silencioso de volta! Algo que desagradou os usuários do sistema no lançamento da versão 5.0 Lollipop foi a forma como as notificações foram tratadas, de maneira que seu Smartphone ou Tablet nunca poderia ficar completamente silencioso – e se ficasse, seus alarmes não despertariam. O Google trabalhou nisso e implementou modos de notificação onde todas passam, onde apenas notificações prioritárias passam – ou seja, aquelas escolhidas pelo usuário – e onde o aparelho fica totalmente silencioso. A vantagem agora é que os alarmes podem voltar a ser ouvidos novamente, assim como era antes da versão 5.0 do SO.

 

Desta maneira, devemos ressaltar que a nova versão do Android chega ao mercado de maneira revolucionária, proporcionando mais possibilidades e controle aos usuários. Vamos aguardar as adesões e conhecer a opinião do público.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Menu Title