As 10 atitudes campeãs de um profissional sintonizado com o meio digital

banner

O relatório Digital Business Transformation Brazil 2019 publicado pela ISG Provider Lens™ aponta para as profundas alterações que estão ocorrendo dentro e fora das vida das pessoas decorrentes das mudanças das tecnologias disponíveis. Transformações no que é mais íntimo da vida das pessoas e naquilo que é mais externo, advindas do setor tecnológico, econômico e social. Os estudos mostram que em 20 anos 47% dos atuais empregos vão desaparecer e também sabemos que 65% dos alunos do ensino básico vão trabalhar em profissões que ainda não estão formalizadas pelas áreas do ensino formal.

Com tudo isto acontecendo o que muda na vida das pessoas em todas as camadas e idades é na verdade o fato de estarmos entrando na era da nova  forma do aprendizado. Será necessário se intensificar novas formas de aprendizado social e humano para conseguirmos em tão pouco tempo aprendermos sobre os novos modelos de desenvolvimento social e humano, para sustentarmos a vida num futuro tão próximo. Isto atinge à todos nós, pais, professores, líderes e chefes.

Vamos precisar nos sintonizar de forma diferente com essas mudanças para conseguirmos ser impulsionados por esta onda para uma realidade. Tudo terá que ser aprendido de forma diferente. E todo esse novo aprendizado nasce uma nova atitude diante destas mudanças. Por um lado a atitude de quem estimula o aprendizado e por outro na atitude de quem aprende: O facilitador desta nova Era do nova aprendizado no mundo digital é o Mentor Sistêmico. Ele é capaz de  estimular a percepção e o desenvolvimento de um profissional, baseada numa visão de futuro, criando alinhamento, promovendo a sua autonomia e ampliando novos horizontes  em busca de um propósito de vida e de trabalho.

Fique agora com “As 10 atitudes campeãs de alguém que está sintonizado com o mundo digital” em duas visões: Atitude de quem ensina e Atitude de quem aprende.

Atitude de quem ensina

1 – Ser um facilitador da experiência com quem aprende e não o detentor de conhecimento.

2 – Ter a habilidade de ouvir verdadeiramente interessado no que o outro fala e te apresenta.

3 – Desenvolver a atitude de estar verdadeiramente presente diante do outro com foco e  interesse.

4 – Estabelecer a Identidade de um  líder empático capaz de se transformar para a realidade do outro.

5 – Estar orientado por um propósito maior de realização de vida e trabalho.

Atitude de quem aprende

1 – Aprender a ser flexível e aberto a mudanças, permitir mudar é a única condição para se aprender.

2 – Aprender  conviver com a diversidade e interesse no outro como parte complementar do time.

3 – Aprender a reaprender continuamente. Todos os dias posso aprender algo novo.

4 Aprender a fazer a diferença. Trazer a marca da sua contribuição individual.

5 – Aprender a transformar a si próprio. Eu não posso mudar o mundo sem antes mudar a mim mesmo.

Se você gostou, veja nossa programação para a formação de Mentores sistêmicos para este ano aqui.

marcelo canal

Marcelo Canal atua como líder de RH ligado a estratégia do negócio e tendo participado em diversos projetos de mudanças de cultura em diferente setores de mercado, se tornou um expert em gerenciamento de carreira. Foram vários projetos de Governança  em grupos brasileiros que hoje se tornaram importantes empresas globais como Natura, Pirelli, Cia Hering e outras do setor de saúde e bem estar. Empresas que hoje, representam, importantes marcas de integridade, sustentabilidade e compromisso sócio econômico e ambiental.  Alguma delas se tornaram nas 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Tudo isto foi resultado de muito compromisso e dedicação que como líder de RH desempenhou um importante papel.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Menu Title