Segundo pesquisa divulgada pelo E-Bit/Buscapé, em média 80% dos consumidores online aproveitarão a Black Friday.
Tão esperada pelos consumidores, a Black Friday promete uma redução abrupta no valor dos produtos. Por este motivo, inúmeras pessoas aguardam ansiosamente a data.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday deverá movimentar cerca de R$1,31 bilhão. Em pesquisa realizada pelo E-Bit/Buscapé, cerca de 80% dos consumidores online desejam aproveitar as ofertas da última sexta-feira de Novembro.
Com as promoções atrativas oferecidas pelo evento, grande parte dos consumidores aproveitarão para adiantar as compras de Natal.
A Black Friday hoje é considerada uma das datas mais importantes para o setor do varejo. No entanto, é de extrema importância que os consumidores tomem cuidado na hora de efetuar uma compra. Confira abaixo sete dicas para não cometer equívocos na hora de consumir.
1. Pesquise antecipadamente lojas e preços
A hora de avaliar o comportamento das lojas é agora. Antes de comprar determinado produto, o ideal é acompanhar os valores disponíveis no mercado e o comportamento das lojas mediante o ítem. Apenas assim o consumidor estará munido para ter discernimento de realmente está comprando o produto com desconto ou se, como o dito popular, está comprando tudo “pela metade do dobro”.
2. Cuidado redobrado com pagamentos por boleto bancário
O boleto bancário pode ser fraudado com facilidade. Isto porque hackers podem alterar os dados bancários do sistema, fazendo com que o pagamento sejam realizados na conta dos fraudadores. Outra possibilidade é a própria empresa agir com má fé recebendo o pagamento e não enviando a mercadoria.
3. Se informe sobre condições de troca e devolução
Com o início da Black Friday, algumas empresas podem alterar as políticas de troca e devolução. Desta forma, o consumidor desinformado pode se prejudicar caso precise realizar a troca ou a devolução de determinado produto.
4. Dê preferência a compra com cartão de crédito
O boleto bancário geralmente oferece descontos maiores. No entanto, o cartão de segurança oferece mais segurança pois, caso aconteça qualquer coisa fora do convencional, o consumidor sempre poderá recorrer ao banco.
5. Mantenha o contato com o SAC da empresa
Tenha sempre em mãos o contato do SAC da empresa e, sempre que possível, utilize o recurso para tirar dúvidas, acompanhamento dos processos internos, acompanhamento de entrega da mercadoria. As campanhas na semana do Black Friday são extremamente agressivas. Os problemas ocorrem mesmo no pós venda, o que torna muito importante a exibição de um contato para a resolução de eventuais problemas.
6. Antecipe as compras de Natal
Para o consumidor, torna-se interessante e apropriado antecipar as compras de Natal no período de Black Friday devido as promoções agressivas realizadas pelas lojas. Os valores de produtos eletrônicos e eletrodomésticos são os que mais sofrem alteração pela alta demanda.
7. Muito cuidado com promoções recebidas por e-mail
Na Black Friday muitas empresas apelam para a utilização de e-mail marketing. O consumidor deve ter muito cuidado ao abrir os links recebidos pois a é neste momento que os fraudadores conseguem roubar informações do cliente.
Finalizamos aqui as sete dicas e desejamos ótimas compras a todos!