Internet afeta ao menos metade das compras no Brasil

banner

Com a expansão da tecnologia, o número de usuários que compram pela internet tem aumentado. Segundo pesquisa do BCG, cerca de 106 milhões de pessoas utilizam a internet em alguma etapa da compra no país.

Com as praticidades proporcionadas pelo avanço tecnológico e o fácil acesso à internet, o modelo de consumo tem se modificado. Cerca de 106 milhões de pessoas, o equivalente a mais da metade da população brasileira,aderiu à internet como mecanismo de consumo. Isto quer dizer que, hoje, utilizam a internet para alguma etapa da compra.

No ano de 2014, o varejo movimentou aproximadamente R$420 bilhões. Deste valor, 4% das vendas, ou seja, R$16 bilhões, foram compras realizadas através de e-commerces. De acordo com a pesquisa divulgada pela BCG, o impacto no consumo tende a ser maior nos próximos anos. A estimativa é que a internet atinja 65% da população no ano de 2019.

Além dessas informações, os resultados mostraram também que hoje, 75% das descobertas de novos produtos ocorrem por meio da internet. 66% dessas pessoas utilizam todas as atividades de pesquisa para tomar decisões referentes ao ato de consumo.

compras-por-internet

Entenda abaixo o perfil de cada público:

1. Casal Antenado (22%)

Neste perfil encaixam-se homens e mulheres com idade média de 35 anos. Geralmente são casados e possuem filhos e pertencem à Classe A e B. Utilizam o celular a todo momento e, principalmente, fazem uso constante da internet. A primeira compra realizada online foi há mais de 5 anos atrás e utilizam o meio para fins de consumo com frequência.

 

2. Caçadores de Pechinchas (23%)

Neste perfil encaixam-se homens maduros com idade média de 45 anos. Geralmente são casados e possuem filhos e pertencem à Classe B. Utilizam o celular a todo momento e utilizam pouco a internet. A primeira compra realizada online foi há mais de 5 anos atrás e utilizam o meio para fins de consumo com menos frequência que o casal antenado.

 

3. Nascidos na Internet (24%)

Encaixam-se neste perfil homens e mulheres com idade média de 27 anos. Geralmente são solteiros, pertencem à Classe B e são estudantes. Utilizam o celular a todo momento e, principalmente, fazem uso constante da internet. A primeira compra realizada online foi há mais de 5 anos atrás e utilizam o meio para fins de consumo com menos frequência que o casal antenado.

 

4. Recém-chegados (19%)

Neste perfil encaixam-se, em sua maioria, mulheres com idade média de 32 anos. Geralmente são casadas e possuem filhos e pertencem à Classe C. Utilizam o celular a todo momento e fazem uso moderado da internet. A primeira compra realizada online foi há 1 anos atrás e utilizam o meio para fins de consumo com baixa frequência.

 

5. Coadjuvantes (12%)

Encaixam-se neste perfil, em sua maioria, mulheres com idade média de 38 anos. Geralmente são casadas e possuem filhos, pertencem à Classe C e são donas de casa. Utilizam pouco o celular e fazem uso moderado da internet. Utilizam o meio para fins de consumo com baixa frequência.

Compras pela Internet

Os varejistas devem dar atenção especial à situação atual do país onde a compra pela internet é cada vez mais comum.

Se você é comerciante e ainda não possui um e-commerce, a Lógica Digital é uma empresa conceituada que elabora estratégias de marketing digital além de desenvolver sites! Clique aqui e conheça a Agência!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Menu Title