Lançamento do livro Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI e Entrevista exclusiva com Rafael Rez

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Um dos grandes nomes no mercado de Marketing Digital – Rafael Rez lançou, em 2016, o livro Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI. O livro aborda o tema ainda pouco trabalhado no Brasil, e foi o mais vendido da Amazon em “Marketing e Vendas” na semana de lançamento!
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Em entrevista exclusiva para o Pense Digital, Rafael Rez respondeu algumas perguntas enviadas por nossos leitores, selecionadas pela equipe:

1) Quanto tempo em média uma empresa de pequeno porte consegue medir os resultados de implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo?

O porte da empresa não faz diferença, o importante é acertar a mão em qual conteúdo produzir. Se a empresa conhece bem seus clientes, conhece os problemas deles e cria conteúdo que posiciona seus produtos ou serviços como solução para estes problemas, o resultado vem no curto prazo. Já se o conteúdo é aleatório e sem foco, o resultado pode não vir nunca.

2) Quantas postagens mensais você considere um número interessante para aumentar significativamente a audiência de um site?

Em geral a regra é de 4 a 8 posts, mas isso depende do porte da empresa, do segmento de mercado e da concorrência. Para começar, 2 posts por semana já ajudam bastante!

3) Quanto custa em média uma implementação de Inbound Marketing?

Depende da estratégia. Dá para começar com R$ 1.000 mensais, e há empresas investindo R$ 200.000 só em captação de leads. Tudo depende do objetivo. Se a empresa sabe que precisa fazer 10 vendas por mês e precisa de 5 leads para cada venda, ela precisará de 50 leads. Se o custo por lead é de R$ 30, a empresa precisará investir R$ 1.500 em captação de leads. O custo por lead tem crescido exponencialmente no últimos anos, chegando a R$ 1.000 em alguns mercados. Mas também há empresas captando bons leads por menos de R$ 10. Para começar, entre R$ 1.000 e R$ 5.000 é um bom número.

4) Cite 5 perguntas que o empresário que precisa realizar ações de marketing digital deve fazer antes de implementar ações em sua empresa:

Qual é o principal problema que o meu cliente tem e que o meu negócio resolve?
Minha empresa consegue se comunicar bem com estas pessoas?
Em quais canais estas pessoas estão presentes na internet?
Quais conteúdos posso criar para orientar estas pessoas na resolução do problema?
Como vou medir os resultados de vendas dos clientes que chegam até meu site?

 

5) Qual será a estratégia matadora a ser explorada nos próximos 24 meses?

Criação de conteúdo em vídeo é e continuará a ser um diferencial. Ter um porta voz que represente a empresa e seja a cara dela para o mercado será a grande estratégia de comunicação a dar certo em 2017!


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