Líderes da era digital, será que as faculdades continuarão formá-los?

banner

Estamos vivendo o fim da era dos gerentes e o surgimento da era dos empreendedores

Dois fatores decisivos estão ocorrendo em nossas vidas que estão mudando as sociedades e a cultura das empresas que antes eram lideradas por gerentes e agora, cada vez mais são regidas por empreendedores:

  1. O advento do mundo conectado que possibilitou que as pessoas se tornassem muito menos dependentes das hierarquias centrais, geradoras de informações.
  2. As informações agora estão disponíveis nas internet e líderes, pais, professores e chefes não detém mais o acesso às informações.

Empreendedores

Estas situações criam pessoas com muito mais autonomia e independência para procurarem o que elas querem. Ninguém mais quer viver preso ao velho modelo hierárquico centralizado.

A geração mais jovem já nasceu com esta independência de acesso fácil à centros de dados em nuvens que alimentam suas redes. Tudo isto aumenta a iniciativa das pessoas para navegarem por si nas  redes sociais.

Mas, se por um lado as pessoas não dependem mais dos líderes, para saberem das coisas, por outro lado, num mundo tão repleto de informações, vivemos hoje a maior carência de conhecimento. Temos muita informação, mas não sabemos como lidar com ela. Estamos despreparados para  lidar com todo este novo cenário.

As faculdades que deveriam trazer esta nova forma de conhecimento organizado, não estão preparadas e por isso não fromam os novos profissionais para empreenderem neste novo mercado da era digital. Qual é a faculdade hoje que ensina empreender de maneira tão prática e pragmática como programas de mentoria para empreendedores e fórmulas de lançamento?

A solução tem sido que grupos de diferentes expertises estão se organizando em formas cooperativas para se ajudarem, tanto para produzirem conhecimento como para criarem novas soluções para as demandas deste novo cenário.

Daí o surgimento das chamadas Novas Faculdades, um fenômeno que como em muitos países estão  buscando suprir esta falta, criando campus para empreendedores alavancarem suas startups.  São programas abertos presenciais ou de participação online que estimulam o desenvolvimento de novos skills para suprir esta lacuna que as faculdades estão deixando em aberto.

Trata-se de Programas de Mentoria que integram o que as pessoas trazem como a sua parte na solução do problema. A Mentoria sistêmicas faz esta organização social do conhecimento integrando experiências isoladas em soluções comuns. As pessoas se encontram e se conectam para criarem soluções conjuntas para atender uma enorme demanda. Esta é a grande sacada desses novos programas.

Tudo isto mostra que: “Quanto maior a tecnologia disponível, maior a necessidade de contato social entre as pessoas.

E se você quiser conhecer mais sobre Programas de Mentoria veja em: http://marcelocanal.com.br

Faça parte de nossos programas Mentoria Sistêmica para Empreendedores

http://materiais.marcelocanal.com.br/cadastro-mentoria-sistemica-para-empreendedores

Ou assista https://www.youtube.com/watch?v=i_afTofdUhg&feature=youtu.be

 

Veja em nosso próximo artigo: Como deverá ser o perfil do novo  líder da era digital?

http://marcelocanal.com.br/lideranca/como-devera-ser-o-perfil-do-novo-lider-da-era-digital/


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Menu Title