Os principais erros de comunicação que uma empresa não deve cometer!

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Uma empresa no início de suas atividades ou um negócio que tem a intenção de ser pequeno e não expandir, costuma ter vantagens, pois tudo o que acontece está ao alcance do gestor.

Porém, às vezes peca quando o quesito é comunicação e marketing, justamente por ignorar ou subestimar a função importantíssima desses setores para uma empresa.

Muitos donos de pequenos negócios justificam a falta de investimento ou profissionalismo nessas áreas dizendo que não têm condições de investir altos valores ou tempo para isso. Porém, acabam gastando com ações sem planejamento e sem a assessoria de profissionais, na maioria das vezes jogando seu dinheiro na lata do lixo.

Ou seja, gastam o que pensam ser interessante para o investimento, da maneira que acham pertinente, só que muitas vezes o investimento é em vão. Para evitar que isso aconteça com o seu pequeno negócio, separamos alguns erros de comunicação cometidos para que você evite que eles ocorram com sua empresa:

  • Não pense que pequenas empresas não têm condições de fazer marketing: Dentro do marketing e da comunicação existe estratégia para todos os bolsos. O mais importante é planejar, independente do que você irá fazer. Planejando a sequência das suas ações e contando com a ajuda de profissionais, você poderá dar um passo de cada vez e surpreender seus clientes.
  • Não deixe de ter ajuda de um profissional: A criação de seu padrão institucional, sua marca, seu site e seu portfólio comercial são itens que podem vender ou anular a credibilidade de seu negócio. Seu sobrinho começou a fazer faculdade de informática e sua afilhada adora desenhar. Pronto, você acredita que encontrou as pessoas para elaborar sua logomarca e o site de sua empresa. A marca é responsável pelas primeiras impressões, causando impacto positivo, negativo ou irrelevante. Procure um profissional!
  • Os erros não passam despercebidos: Se aquele e-mail for enviado com erro de português ou aquele material impresso tiver tanto texto que ficar quase ilegível, isso fará sua empresa parecer amadora e não passará a credibilidade de quem é capaz de entregar um serviço de qualidade (mesmo que sua empresa tenha essa qualidade).
  • Na crise, não corte os “gastos” com marketing: Não trata-se de um gasto, mas sim de um investimento. E quando um investimento é bem feito, ele tem o retorno. Se esse investimento não está voltando, investigue o porquê: algo você está fazendo errado! Seja na hora do planejamento, investimentos em mídias incorretas, não observar o público-alvo, problemas com produto ou atendimento, etc. Por isso, é fundamental medir o retorno de suas campanhas. Acompanhe o desempenho de cada uma e veja o que está dando certo e o que não está.
  • Não deixe de vender o seu produto: Você precisa pensar por que alguém compraria o seu produto, qual a solução que ele entrega e qual a experiência positiva que ele proporciona para quem está consumindo. Essa mensagem deve ser transmitida através da comunicação. As pessoas não querem comprar pão, elas querem viver a experiência de consumir um produto quentinho, feito com ingredientes fresquinhos e que tornará o café da manhã em família muito mais saboroso. Entendeu como funciona? Isso pode ser aplicado a todos os segmentos.

Percebe como pequenas coisas podem ajudar (ou atrapalhar) o sucesso do seu negócio? Fique atento às dicas.

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