Realidade virtual acessível?

banner

O conceito de “realidade virtual” que sempre vimos em filmes, jogos, livros com temáticas futuristas finalmente está se tornando uma realidade nossa. Atualmente o termo está mais relacionados aos games. Na última E3, maior feira de games do mundo, anunciando diversos jogos que usarão recursos para suportar a realidade virtual. Por mais inacessível que isso seja no momento, a fabricante de placas gráficas da AMD acredita que em alguns anos, a tecnologia será tão comum quanto os smartphones se tornaram hoje em dia.

“No momento, nós estamos construindo o ecossistema da realidade virtual. Dentro de cinco ou dez anos, podemos esperar que a realidade virtual seja tão comum na vida das pessoas quanto os smartphones são hoje”, Sasa Marinkovic, líder de marketing e software para realidade virtual da AMD, em entrevista para EXAME.

A Realidade Virtual é uma simulação do que se vive na plataforma informatizada, através de óculos especiais que substituem as imagens captadas pelos seus olhos. Para reproduzir em tempo real, essas imagens os aparelhos precisam de um desempenho gráfico muito alto, por isso os acessório Oculus Rift, PlayStation VR, HTC Vive ou qualquer outro óculos que possa ser usado sempre estarão ligados a plataformas ou computadores que tenham o selo “VR Ready”. Atualmente a empresa está promovendo a placa Radeon RX 480, placas para computadores de alta performance com este selo.

“Os desenvolvedores de games sabem como utilizar muito bem as GPUs. Por isso, eles são os primeiros a focar na criação de produtos para elas”, disse Marinkovic, acreditando que o segmento será de suma importância para este ambiente de realidade virtual.

Não só investindo em games, hoje em dia a empresa também está trabalhando em parceria com o Smithsonian Air and Space Museum, para reproduzir os experimentos aéreos dos irmãos Wright.

O Facebook, uma das redes sócias mais usadas no mundo, está bastante vislumbrada com a realidade virtual na sociedade. Nas palavras de Mark Zuckerberg, a realidade virtual poderá ser até usada para educação, treinamento e comunicação.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Menu Title