4 fatores em que a tecnologia ajudou na prevenção da saúde mental dos idosos!

banner

O aumento da população da terceira idade paralelamente ao avanço de novas tecnologias gerou novas possibilidades de superação de fronteiras antes estabelecidas.

Com a quantidade de plataformas e opções que a internet oferece, idosos de todas as idades podem usufruir dos recursos disponíveis, o que contribui em vários aspectos da rotina. Por essa razão, confira neste post tecnologia na terceira idade: veja 4 vantagens, mais informações sobre o assunto!

Ajuda a manter a saúde mental

Um dos grandes obstáculos que surgem durante o envelhecimento é cuidar da saúde mental e mantê-la estável. Isso ocorre, pois o surgimento de doenças, a perda de entes queridos e a mudança de rotina podem intensificar sentimentos negativos como tristeza e estresse. 

Por isso, ao utilizar aparelhos como celulares, tablets, televisão e rádio, por exemplo, é possível entreter-se com diversos tipos de mídias de acordo com as preferências do idoso. Além disso, com o estímulo do intelecto e surgimento de novidades, pessoas mais velhas podem se sentir mais motivadas a aprenderem e navegarem no mundo online.

Melhora a comunicação

Nem sempre é possível fazer visitas pessoalmente, principalmente quando há grandes distâncias entre os familiares. Por esse motivo, ao recorrer a ligações telefônicas, chamadas de vídeos ou troca de mensagens por email ou aplicativos, a comunicação pode ser mantida sem obstáculos. 

Atualmente é possível acessar aparelhos e ferramentas de qualquer lugar, o que possibilita que o idoso entre em contato com amigos, conhecidos e família a todo momento, ajudando inclusive na redução da solidão.

Facilita as tarefas do dia a dia

Uma das grandes revoluções que a tecnologia gerou foi a simplificação de atividades que antes eram desgastantes e cansativas, como o pagamento de contas, compra de produtos no mercado, realização de pedidos em restaurantes e movimentação urbana. Assim, ao utilizar a internet para resolver tarefas do dia a dia, o idoso pode garantir a sua segurança, evitar locais lotados e deixar de enfrentar filas. 

Em aparelhos como o celular, é possível que atividades como o cálculo de orçamentos, consultas bancárias e pagamentos de compras ou contas sejam realizados rapidamente e com conforto. Dessa forma, pessoas da terceira idade podem manter suas rotinas com uma ampla gama de facilidades.

Contribui para a autoestima

Ao serem estimulados a usar as novas tecnologias, as pessoas mais velhas iniciam um processo de independência muito significativo, já que a mente mantém-se ativa devido à absorção de novos conhecimentos. Além disso, muitos compromissos que geralmente seriam cumpridos por terceiros podem ser realizados pelos próprios idosos, contribuindo diretamente para o aumento da sua autonomia, e por consequência, da autoestima.

Conclusão

Utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis permite que a vida das pessoas da terceira idade seja melhorada de forma expressiva. Isso é possível devido a todos os recursos que aparelhos como o celular oferecem, como o acesso ao entretenimento, comunicação com a família e compra de alimentos. 

Por isso, ao estimular idosos a usarem as novas tecnologias, inúmeras vantagens podem ser adquiridas por pessoas de várias idades: desde o aumento da independência até a prevenção de doenças físicas e mentais.

Contudo, é válido lembrar que uma transição gradual e acompanhada por uma pessoa próxima ao idoso é de suma importância, pois muitos obstáculos podem surgir ao longo do processo; desde receio em testar ferramentas até dificuldades de adaptação.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Menu Title