5 tendências de Marketing de Conteúdo para adotar em seu negócio

banner

Muitas empresas não sabiam, mas O Marketing de Conteúdo, vem fazendo parte do dia a dia das corporações. Porém, mesmo com tanta informação a este respeito , ainda existem dúvidas de como adotar essa tendência nos negócios.

Quando aplicada de forma errada, os resultados podem não ser atingidos.

Assim, fazendo com que o marketing digital vire uma despesa e não um investimento.

Continue lendo o artigo e entenda as vantagens e como adotar as tendências de Marketing de Conteúdo na sua empresa!

 

 O afinal, que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo, é considerado uma estratégia de marketing, com foco em conteúdos relevantes onde não existe a promoção explícita da marca.

Esses conteúdos podem ser artigos, ebooks e posts em redes sociais.

O objetivo principal é informar as pessoas, focando no respeito e reconhecimento da marca, com base em referências, se tornando potenciais clientes.

Esse processo cria, pública e promove os conteúdos de maneira personalizada para os clientes.

Em suma, é baseado na formação de um público fiel através do compartilhamento e criação de informações.

 

Como o Marketing de Conteúdo beneficia as empresas

Conteúdos bem feitos, geram oportunidades para que as empresas mantenham contato com seus clientes, de uma maneira personalizada e sem a necessidade de oferecer produtos ou serviços a todo o tempo.

 

Portanto, ajuda na hora de criar e manter um bom relacionamento. Dessa maneira, os clientes irão reconhecer a sua marca e posteriormente indicá-la. Além disso, promove:

 

  • Aumento de tráfego no site;

 

  • Engajamento da marca;

 

  • Aumento nas vendas;

 

  • Mais leads para o seu negócio.

 

Evolução do Marketing de Conteúdo

O maior avanço do Marketing de Conteúdo, se deu através do aumento das mídias sociais no ambiente digital.

 

Ou seja, um novo tipo de conteúdo foi popularizado, e as empresas precisaram se adaptar para não ficar para trás.

 

A mídia permitiu que os usuários consumissem conteúdo em suas plataformas preferidas. A tendência incentivou na criação de posts compartilhados e que são espalhados facilmente.

 

Com os avanços tecnológicos, o marketing 5.0, vem sendo implantado em várias instituições.

 

Trata-se de um conceito que combina fator humano e tecnológico, para atrair, conquistar e promover lealdade com os clientes.

 

A aposta para os próximos anos, fica por conta do aumento contínuo de acessos realizados por aparelhos móveis.

 

Segundo uma pesquisa promovida pela Statista, o tráfego global de dados móveis em 2022 será sete vezes maior do que em 2017.

 

Lembre-se, conforme as pessoas passam a confiar mais em dispositivos móveis, profissionais de marketing de conteúdo precisam se adaptar e seguir essas mudanças.

 

5 tendências de Marketing de Conteúdo

Conteúdos promovidos por marcas estão cada vez mais atrativos, e passou de ser uma experiência se tornando uma estratégia fundamental para qualquer marca.

 

Se adaptar a essas tendências, faz com que empresas permaneçam em ascensão.

 

Diante desse cenário, fizemos uma lista com algumas dicas para te auxiliar na tomada de decisões.

#1 Comunidades de Conteúdo

A pandemia desencadeou novos hábitos digitais. Atualmente existe uma maior necessidade por se conectar em tempo real, o que aumentou as comunidades privadas de mídias sociais.

 

Grupos do Facebook, Telegram e WhatsApp fornecem espaços dedicados ao compartilhamento de consumidores, a fim de trocar experiências.

#2 Conteúdos em formato de vídeo

O consumo de conteúdos em vídeo continua crescendo nas plataformas digitais.

 

Essa maneira de entregar informação aos clientes é uma das grandes tendências de marketing de conteúdo.

 

Estima-se que cerca de 82% do tráfego de toda a internet seja movimentado por vídeos.

#3 Marketing Multicanal

Poder estar em vários lugares, se tornou algo importante, uma vez que, os consumidores estão se adaptando de forma rápida às tendências tecnológicas.

 

Isso só é possível pois existem variadas ferramentas de marketing que permitem a publicação de conteúdos em várias plataformas, em uma só vez.

 

Quanto mais canais forem contemplados pelos conteúdos, mais dados será possível coletar para análise.

#4 Conteúdos personalizados

Personalizar conteúdos significa desenvolver materiais e ações de marketing de forma individual ou segmentada.

 

Consiste em usar dados de clientes para fornecer informações com base nos interesses.

 

Essa estratégia é utilizada principalmente em organizações B2B que buscam segmentar conteúdos com base no perfil de seus consumidores.

 

#5 Conteúdos interativos

Esse tipo de conteúdo possibilita estimular a participação dos usuários através de matérias dinâmicas para assim, transmitir informações.

 

Na internet, esses conteúdos podem ser realizados com vários formatos junto a novas possibilidades de interação. Alguns são:

 

  • Calculadoras;

 

  • Quizzes;

 

  • Infográficos animados.

 

A interação surgiu para proporcionar uma abordagem mais eficaz e divertida para o cliente, perante a quantidade de materiais que a web oferece.

 

Uma coisa é certa, o Marketing de Conteúdo, pode ser utilizado por qualquer pessoa que busca vantagens e melhorias no seu negócio.

 

Ademais, é importante analisar os impactos que essas estratégias irão proporcionar ao seu site.

 

Dessa forma, será possível entender mais sobre o conceito e aplicar essas tendências de forma certa, proporcionando resultados significativos.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Menu Title