Quando aplicada de forma errada, os resultados podem não ser atingidos.
Assim, fazendo com que o marketing digital vire uma despesa e não um investimento.
Continue lendo o artigo e entenda as vantagens e como adotar as tendências de Marketing de Conteúdo na sua empresa!
O afinal, que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de conteúdo, é considerado uma estratégia de marketing, com foco em conteúdos relevantes onde não existe a promoção explícita da marca.
Esses conteúdos podem ser artigos, ebooks e posts em redes sociais.
O objetivo principal é informar as pessoas, focando no respeito e reconhecimento da marca, com base em referências, se tornando potenciais clientes.
Esse processo cria, pública e promove os conteúdos de maneira personalizada para os clientes.
Em suma, é baseado na formação de um público fiel através do compartilhamento e criação de informações.
Como o Marketing de Conteúdo beneficia as empresas
Conteúdos bem feitos, geram oportunidades para que as empresas mantenham contato com seus clientes, de uma maneira personalizada e sem a necessidade de oferecer produtos ou serviços a todo o tempo.
Portanto, ajuda na hora de criar e manter um bom relacionamento. Dessa maneira, os clientes irão reconhecer a sua marca e posteriormente indicá-la. Além disso, promove:
- Aumento de tráfego no site;
- Engajamento da marca;
- Aumento nas vendas;
- Mais leads para o seu negócio.
Evolução do Marketing de Conteúdo
O maior avanço do Marketing de Conteúdo, se deu através do aumento das mídias sociais no ambiente digital.
Ou seja, um novo tipo de conteúdo foi popularizado, e as empresas precisaram se adaptar para não ficar para trás.
A mídia permitiu que os usuários consumissem conteúdo em suas plataformas preferidas. A tendência incentivou na criação de posts compartilhados e que são espalhados facilmente.
Com os avanços tecnológicos, o marketing 5.0, vem sendo implantado em várias instituições.
Trata-se de um conceito que combina fator humano e tecnológico, para atrair, conquistar e promover lealdade com os clientes.
A aposta para os próximos anos, fica por conta do aumento contínuo de acessos realizados por aparelhos móveis.
Segundo uma pesquisa promovida pela Statista, o tráfego global de dados móveis em 2022 será sete vezes maior do que em 2017.
Lembre-se, conforme as pessoas passam a confiar mais em dispositivos móveis, profissionais de marketing de conteúdo precisam se adaptar e seguir essas mudanças.
5 tendências de Marketing de Conteúdo
Conteúdos promovidos por marcas estão cada vez mais atrativos, e passou de ser uma experiência se tornando uma estratégia fundamental para qualquer marca.
Se adaptar a essas tendências, faz com que empresas permaneçam em ascensão.
Diante desse cenário, fizemos uma lista com algumas dicas para te auxiliar na tomada de decisões.
#1 Comunidades de Conteúdo
A pandemia desencadeou novos hábitos digitais. Atualmente existe uma maior necessidade por se conectar em tempo real, o que aumentou as comunidades privadas de mídias sociais.
Grupos do Facebook, Telegram e WhatsApp fornecem espaços dedicados ao compartilhamento de consumidores, a fim de trocar experiências.
#2 Conteúdos em formato de vídeo
O consumo de conteúdos em vídeo continua crescendo nas plataformas digitais.
Essa maneira de entregar informação aos clientes é uma das grandes tendências de marketing de conteúdo.
Estima-se que cerca de 82% do tráfego de toda a internet seja movimentado por vídeos.
#3 Marketing Multicanal
Poder estar em vários lugares, se tornou algo importante, uma vez que, os consumidores estão se adaptando de forma rápida às tendências tecnológicas.
Isso só é possível pois existem variadas ferramentas de marketing que permitem a publicação de conteúdos em várias plataformas, em uma só vez.
Quanto mais canais forem contemplados pelos conteúdos, mais dados será possível coletar para análise.
#4 Conteúdos personalizados
Personalizar conteúdos significa desenvolver materiais e ações de marketing de forma individual ou segmentada.
Consiste em usar dados de clientes para fornecer informações com base nos interesses.
Essa estratégia é utilizada principalmente em organizações B2B que buscam segmentar conteúdos com base no perfil de seus consumidores.
#5 Conteúdos interativos
Esse tipo de conteúdo possibilita estimular a participação dos usuários através de matérias dinâmicas para assim, transmitir informações.
Na internet, esses conteúdos podem ser realizados com vários formatos junto a novas possibilidades de interação. Alguns são:
- Calculadoras;
- Quizzes;
- Infográficos animados.
A interação surgiu para proporcionar uma abordagem mais eficaz e divertida para o cliente, perante a quantidade de materiais que a web oferece.
Uma coisa é certa, o Marketing de Conteúdo, pode ser utilizado por qualquer pessoa que busca vantagens e melhorias no seu negócio.
Ademais, é importante analisar os impactos que essas estratégias irão proporcionar ao seu site.
Dessa forma, será possível entender mais sobre o conceito e aplicar essas tendências de forma certa, proporcionando resultados significativos.
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