Aprendendo a atrair mais clientes com o Instagram

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Sendo uma das redes sociais favoritas do momento, é uma poderosa ferramenta para aumentar os lucros do seu negócio. Isso porque o Instagram não para de crescer e adicionar ferramentas que só aumentam a interação do público.

Levando isso em consideração, é de se pensar que qualquer negócio que queira ter um aumento no lucro precisa fazer parte da rede. Com isso, você consegue posicionar o seu negócio na internet de forma firme e sólida.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando o conteúdo!

Conheça as estratégias 

Há diversas estratégias que você pode utilizar no perfil do Instagram, principalmente se for uma conta comercial e/ou verificada. É recomendado que sempre realize testes com cada uma delas para que você veja quais são os resultados obtidos.

Veja abaixo algumas dicas:

Hashtags

As palavras ou expressões inseridas no famoso “#” devem ser relacionadas com o assunto, setor, serviço ou produto da postagem que resultem de forma positiva na interação.

Utilize no mínimo 5 e no máximo 10 hashtags em cada publicação para que assim elas apareçam com frequência nas pesquisas realizadas no mecanismo de busca do Instagram.

Conteúdos adequados

É interessante você estudar os seus clientes reais e reunir informações como nome, idade, gênero, local onde mora, onde trabalha, hobbies e assim montar a sua persona.

A persona é um personagem semi-fictício que é baseado em todas essas informações dos seus clientes para que você consiga direcionar campanhas a pessoas que realmente possam ficar interessadas a entrar em contato para consumir seus produtos ou serviços.

Stories

A opção de criar um vídeo que dura apenas 24 horas no Instagram para dentistas, por exemplo, não pode ser considerado conteúdo desperdiçado, pois há a possibilidade de fixar nos “destaques” e seus seguidores poderão acessar a qualquer momento!

Além disso, nessa ferramenta você consegue divulgar links, fazer questionários e votações, ou seja, a interação é muito grande e de rápido retorno.

Concursos com brindes

Se você possui um consultório odontológico, por exemplo, crie concursos que tenham brindes de interesse do seu público-alvo, como um kit de higiene bucal, uma escova de dentes elétrica, entre outras.

Dessa forma você consegue estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes e potenciais clientes e tem um grande engajamento na publicação e no perfil.

Mas atenção, é proibido pelo Código de Ética Odontológica oferecer tratamentos e consultas gratuitas, então esse tipo de premiação te trará prejuízos.

Vídeos e imagens

Os conteúdos compartilhados precisam ser de sua autoria ou de um banco de imagens público. Tenha muito cuidado para não utilizar materiais privados ou que tenham direitos autorais.

Sempre escolha imagens e vídeos que tenham grande qualidade para passar uma imagem de mais autoridade e evite compartilhar sobre seus clientes.

Entretanto, você pode pedir para que alguns façam vídeos de depoimentos e com a autorização deles postar no seu Instagram.

Interação

Responda todos os comentários, bons e ruins! Não deixe ninguém falando sozinho, ok? Mostre que está lá para falar com seu público.

Sabia receber feedbacks de forma positiva, ou seja, transforme as reclamações em melhorias para entregar mais qualidade sempre.

Deixe livre a Direct Message (mensagem direta para o perfil) para que possam entrar em contato com mais privacidade.

Parceria

Trabalhar parcerias com indicações é uma boa ação para trazer mais confiança e autoridade. Peça para pessoas que tenham grande influência e um número bem grande de seguidores no Instagram recomendem seus produtos e serviços.

Trazendo novamente o exemplo de que você possui um consultório odontológico, há a possibilidade de fazer uma permuta em que oferece algo em troca dessas divulgações.

Portanto, ofereça um tratamento gratuito usando um aparelho invisível por exemplo, por ser algo que está em alta e muitas pessoas estão em busca.

Isso porque, às vezes oferecendo apenas um tratamento gratuito nessa parceria, você consegue depois fechar muitos outros com clientes que foram influenciados pela indicação, ou por um plano dental.

Análise de campanhas

Trabalhar com marketing, mesmo que seja marketing odontológico como nos exemplos citados anteriormente, é algo que deve ser levado muito a sério.

Por isso, em todas as campanhas que você investir seja tempo e/ou dinheiro, é necessário manter um controle e analisar se elas estão dando certo ou não, se o resultado está satisfatório e se não está, o que fazer para melhorar.

Bônus: IGTV

Há pouco tempo o Instagram lançou uma plataforma de vídeos chamada IGTV, que é um aplicativo independente, mas que tem integração com o Instagram.

Nele você pode criar vídeos na vertical (posição mais utilizada dos smartphones), com resolução de 4K, tempo mínimo de 15 segundos e máximo de 60 minutos para contas verificadas. Para quem ainda não é verificado o limite é de 10 minutos.

Qualquer usuário do Instagram pode assistir um vídeo do IGTV sem precisar ter o aplicativo, o que gera a oportunidade de você compartilhar vídeos informativos completos.

Coloque em prática e veja os resultados!

Incrível como o Instagram possui tantas ferramentas que podem te ajudar a conseguir mais clientes e, consequentemente, mais lucro, não é mesmo?

Aposto que para você parecia bobagem fazer uma conta e investir nisso, mas agora você viu o tamanho da importância desse aplicativo para o seu negócio!

Por isso, não fique mais de fora. Se tem alguma dúvida sobre como mexer na sua conta e realizar as ações com maestria, deixe nos comentários e ajudaremos.

Apesar disso, continue sempre pesquisando por melhorias para o seu negócio e veja os bons resultados!

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo no Consulta Ideal


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