Automação de Marketing Escolar, mas afinal o que seria isso?

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A tecnologia vem reinventando a maneira de se aprender e trabalhar, e quando falamos do âmbito escolar isso se torna mais comum do que pensamos. A automação de marketing nas empresas surge justamente para provar a praticidade deste ramo dentro do meio educacional.

Com a pandemia do novo Coronavírus, vimos estudantes e professores reformularem suas formas de ensino e aprendizagem, que tiveram que se adaptar a um regime remoto e online que foi e ainda é um desafio para a maioria deles.

Isso prova como a tecnologia se tornou necessária dentro da nossa cidade, se não houvesse internet, redes sociais e dispositivos eletrônicos, provavelmente ninguém teria mais acesso a educação no atual cenário pandêmico.

E toda essa evolução na tecnologia não veio para mostrar apenas o poder da internet na hora de aprender ou ensinar, mas também no momento de divulgar e conseguir construir um negócio de sucesso.

Hoje, vamos falar sobre como a automação de marketing se tornou essencial para uma escola, com os seus benefícios e dicas práticas para te ajudar a construir a imagem da sua instituição de forma clara e objetiva.

O que é automação de marketing afinal?

Muitas pessoas ainda pensam que a automação de marketing está ligada apenas a algo automático e instantâneo, por exemplo, pesquisa sobre licenciamento de carro em florianópolis e já achar o resultado que espera.

 

A automação de marketing vai muito além disso, ela não se limita apenas a ações automáticas dentro de uma determinada plataforma, ela fornece praticidade, otimização de tempo e diversos outros benefícios.

 

Assim como encontrar um empresa que parcela ipva e multas se tornou mais simples do que nunca com a internet, tornando o site da sua escola um espaço automatizado para a atração de mais clientes e alunos, também.

 

Dentro da questão de automatização de marketing, podemos incluir ferramentas e ações como:

 

  • Chatbots;
  • Mensagens automáticas;
  • Publicações agendadas;
  • Textos padrões para determinadas situações;
  • Atendimento eletrônico.

 

A automação de marketing vai muito além de apenas tornar os processos de uma despachante florianópolis mais simples, por exemplo.

 

Essa automação traz consigo um novo conceito de atendimento, a personalização.

 

Quando falamos de personalização, nos referimos a um tipo de atendimento que garante que a empresa atenda a cada cliente de forma única, ou seja, entendo as singularidades de cada pessoa.

 

Vamos supor que uma pessoa tenha pesquisado sobre empresas de automação industrial no rio de janeiro, essa pessoa necessita de um atendimento direcionado que lhe forneça a informação que ela deseja e não um atendimento padrão que só irá tirar a sua paciência.

 

Os atendimentos padrões por meio de robôs ainda são muito usados, mas agora de forma personalizada, onde esse algoritmo entende a dor do cliente e o atende de maneira personalizada, respeitando suas dúvidas, dores e vontades.

 

Dentro do âmbito escolar esse conceito não muda, a personalização se torna um diferencial da sua instituição, pois cada aluno e cada responsável é diferente um do outro e por isso merece um atendimento personalizado.

Benefícios da automação de marketing para as escolas

Dentre diversos benefícios que automação de marketing traz para o âmbito escolar, selecionamos alguns para te provar a eficiência desta estratégia. Talvez você possa estar diante de uma oportunidade para sua instituição de ensino e ficar atento a empresas que são especializadas em marketing para escolas, poderá lhe ajudar, Confira.

Mais eficiência no funil

Se você não sabe sobre o que se trata funil de vendas, ele nada mais é do que uma estratégia de marketing que realmente imita o formato de um funil, onde o cliente irá passear e passar de nível em nível para chegar até onde o dono do negócio espera.

 

Normalmente, ele é usado para atrair novos clientes e levá-los até o momento da compra, convencendo-os que o seu produto ou serviço é o melhor no serviço.

 

E isso vale para qualquer negócio, desde uma empresa especializada em conserto de vidro blindado  até mesmo uma instituição escolar.

 

Com a automação de marketing, você consegue garantir que seus clientes fluem e andem de forma natural por meio das fases desse funil e cheguem ao momento mais esperado pela empresa, a venda e a contratação do serviço escolar.

 

Claro que você pode e deve estudar mais a fundo sobre o que se trata o funil de vendas e como ele pode te ajudar, junto a automação de marketing, a conquistar novos alunos.

Otimização do tempo

Se você é um profissional da educação, sabe muito bem que cinco minutos desperdiçados podem custar muito caro na hora de se resolver um problema sério dentro da instituição.

 

E a automação de marketing vem também para garantir um melhor timão do time da equipe escolar.

 

Assim como uma empresa de contabilidade no abc sabe que o atraso na entrega de documentos significa muita coisa.

 

Por exemplo, uma equipe escolar entende que aproveitar todo o tempo disponibilizado durante o expediente para fazer o maior número de coisas possível faz diferença no fim do dia.

 

Por isso, a automação de marketing é tão importante, pois você não precisa se preocupar se o cliente está sendo atendido ou não.

 

Assim como, se a publicação para o perfil no instagram da escola será realizada naquele dia, porque a autenticação de marketing garante cuida de tudo isso para você.

 

Dessa forma, você e sua equipe conseguem dedicar mais tempo a outros projetos dentro da escola ou até mesmo aos próprios alunos e responsáveis.

Mensuração de resultados

Uma das maiores dificuldades de uma empresa, e principalmente, de uma escola é mensurar os resultados de uma determinada estratégia de marketing aplicada nas redes sociais ou plataformas digitais.

 

Imagine, por exemplo, que um usuário pesquise por “câmara frigorifica em campinas”. Como uma empresa saberá que suas estratégias atendem a esse tipo de público e pesquisa?

 

Bom, é completamente normal querer saber quais os resultados sua estratégia obteve, isso ocorre em qualquer tipo de negócio.

 

O fato é que as pessoas muitas vezes não sabem que a automação de marketing também permite uma melhor codificação dessas estratégias e métricas, fazendo a equipe saber o que deu certo e o que deu errado.

 

Essa mensuração faz toda a diferença na hora de dar continuidade ou para com uma determinada estratégia, é um dado que apenas a automação de marketing consegue lhe fornecer de forma tão rápida e eficiente.

Dicas para automação de marketing nas escolas

Agora que você já conhece a fundo o conceito de automação de marketing e os seus benefícios, vamos apresentar algumas dicas para te ajudar a implementá-la na sua escola.

Saiba o que precisa ser melhorado

A automação de marketing surge justamente para facilitar o dia a dia de uma equipe escolar e tornar a rotina e os afazeres mais práticos para que não seja roubado um grande tempo do dia dos profissionais.

 

No entanto, não há como a automação de marketing fazer isso sem saber o que precisa ser melhorado dentro da sua escola antes.

 

Vamos imaginar que uma pessoa deseja comprar assinatura digital de um curso de liderança, mas não possui vontade de ser líder. Não teria nexo a pessoa realizar determinada compra.

 

Por isso, liste todos os pontos a serem melhorados dentro da sua escola e que um sistema de automação de marketing poderia ajudar.

 

Dessa forma, você saberá exatamente o que exigir de um sistema como esse.

Converse com profissionais ou colegas

Quando estamos à procura de algo novo, nada melhor do que conversar com quem já sabe e possui propriedade no assunto.

 

Por isso, não poupe esforços na hoa de ir atrás de informações e conversar com profissionais de marketing que entendem sobre um sistema de automação ou até mesmo colegas de trabalho que já o implementaram em suas escolas.

 

Dessa maneira, você entende que a automação de marketing pode sim ser muito útil para a sua instituição, assim como foi e ainda é para diversas escolas espalhadas no Brasil e no mundo.

Pesquise bastante

Se você é um profissional da educação, sabe muito bem que o conhecimento é sim um poder, e deve ser adquirido cada vez mais não importa como e por quem.

 

Por isso, use a internet, livros, contatos e pessoas ao seu favor na hora de colher informações e dados para te ajudar neste processo.

 

Pesquise quais os tipos de sistemas que existem, quanto custa, como funciona a implementação, qual o tempo de garantia, os benefícios e quaisquer outras informações que tiver acesso.

 

Não poupe esforços na hora de trazer para os seus alunos e funcionários, não apenas um sistema que facilitará a rotina deles, mas um meio de propagar a acessibilidade e tecnologia dentro da sua instituição.

Considerações finais

Com isso, podemos provar que a tecnologia e inovação não se tornou apenas um luxo na vida das pessoas, mas algo necessário e que se mostra a cada dia mais o quão rápido nosso mundo tem evoluído.

 

Visto que a automação de marketing pode ajudá-lo a construir um espaço educacional cada vez mais igualitário e aberto a novidades e debates.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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