Como alavancar vendas usando redes sociais?

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Como alavancar vendas usando redes sociais?

As redes sociais, já faz algum tempo, chegaram para transformar a forma como as pessoas produzem e consomem, seja por meio de lojas físicas ou um e-commerce. O poder delas é imensurável e pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

Durante muito tempo as redes sociais foram vistas apenas como uma forma de entretenimento, diversão e acesso à informação.

No entanto, hoje, ela é muito mais do que isso, elas são meios de divulgação, trabalho e criação de marcas de sucesso.

Mais da metade da população mundial possui acesso a internet e as redes sociais, são milhares de usuários ativos diariamente a procura não só de informação e diversão, mas de novos produtos e serviços.

Por isso, este artigo vai te provar como as redes sociais podem ajudar e muito a alavancar as suas vendas.

Por que as redes sociais são tão importantes?

Após a introdução deste artigo você pode estar se perguntando o que as redes sociais têm de tão importante para atrair tantas pessoas e criar tantos negócios.

Pois bem, você conhece alguma pessoa que possui um telefone celular e perfis nas redes sociais e passa um dia inteiro sem verificar essas redes? Provavelmente, a resposta será não, pois as redes sociais já se tornaram protagonistas do dia a dia da população.

São inúmeras redes que foram criadas para manter esses usuários o maior tempo possível ativo a elas.

Dessa forma, as plataformas ganham dinheiro e quem escolhe divulgar o seu negócio por meio delas possui ainda mais chances de conquistar novos clientes.

O acesso a serviços, produtos e informação foi totalmente inovado por conta das redes sociais.

Hoje, uma pessoa não precisa mais sair de sua casa para achar um coworking João Pessoa, basta alguns cliques que ela já tem a resposta na palma da mão.

Sem contar na influência que as redes sociais trazem para a vida dos usuários.

Após o surgimento delas o número de pessoas que compraram serviços ou produtos nascidos no meio digital cresceu drasticamente.

E sem deixar de lado a atual situação da sociedade, que durante a pandemia do novo Coronavírus não viu outra opção a não ser consumir e se entreter por meio das redes sociais e o que elas ofereciam e ainda oferecem.

São inúmeras redes sociais que trabalham diversos tipos de formatos, seja fotos, vídeos ou áudios.

Alguns exemplos são:

  • Instagram;

  • Facebook;

  • Linkedin;

  • YouTube;

  • Twitter.

Essas são algumas das redes mais usadas nos últimos anos e com maior número de usuários ativos diariamente, pessoas prontas para conhecer o seu trabalho e consumir o seu produto ou serviço.

Isso só prova como as redes sociais possuem um grande poder de divulgação e atração de novos usuários, podendo transformar seguidores em clientes constantes e fiéis para o seu negócio.

Dicas para alavancar as vendas usando as redes sociais

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância das redes sociais na rotina dos usuários, vamos à prática com dicas eficazes para alavancar as vendas do seu produto ou serviço.

  • Produza conteúdo de qualidade

Não tem como você vender um curso de liderança se você não apresenta conteúdos de qualidade relacionados a isso, para convencer os seus seguidores de que o seu trabalho é bom e que você é um profissional qualificado para ajudá-las.

Por isso, produzir conteúdos nos diversos formatos que as redes sociais te proporcionam ajuda a criar a autoridade e relevância da sua marca.

Mostrando assim, para seus clientes e seguidores que você sabe sobre o que está falando e possui propriedade naquele assunto.

  • Saiba quais são as dúvidas do seu público

Quando você decide produzir conteúdo nas redes sociais e usá-las como um meio de divulgação do seu trabalho, saber o que o seu público espera da sua marca é fundamental para oferecer o que eles querem.

Se vários seguidores estão procurando por “quero vender meu apartamento urgente”, entenda como a sua marca pode ajudá-lo neste quesito e o que fazer para tornar esse procedimento mais leve para o usuário.

  • Tenha uma identidade visual

Atualmente, as pessoas são bem mais visuais, ou seja, elas reparam ainda mais atentamente aos detalhes e a cara que aquele profissional ou marca apresenta.

Se você fosse procurar por um coach para empresários e visse que o profissional não se veste bem e possui um perfil nas redes sociais muito desorganizado, quais as chances de você contratá-lo?

Por isso, investir na organização do feed e da página da sua marca faz toda a diferença na imagem e opinião que os seguidores terão da sua marca.

Existem diversos profissionais que podem te ajudar somente com isso, construindo um perfil agradável ao seu público e a você mesmo.

  • Poste com frequência

A frequência e constância é uma das coisas que os algoritmos de redes sociais mais gostam de ver em um perfil que deseja aumentar o número de suas vendas e a visibilidade da sua marca.

Por isso, possuir um calendários de postagens e tentar postar o máximo que conseguir durante a semana irá ajudar o seu conteúdo a chegar em ainda mais pessoas e atrair muitas outras para o seu negócio.

Você pode produzir conteúdos em diversos formatos e sobre vários assuntos relacionados ao seu produto ou serviço.

Se você se considera um cirurgião plástico de confiança, pode produzir posts sobre alguns procedimentos estéticos que você realiza com excelência e que podem interessar o seu público-alvo.

  • Não esconda informações do seu público

Se tem uma coisa que faz qualquer cliente perder o interesse no seu produto ou serviço é a falta de informações ou o encobrimento delas, fazendo o cliente questionar a qualidade do que você oferece e da sua marca.

Por isso, se um cliente entrou em contato com você querendo saber o preço médio de desratização, por exemplo, não faça rodeios ou jogos de interação pensando que isso irá atrair o usuário.

Elas gostam de objetividade e informação, então dê isso a eles, mostre que você e a sua empresa não tem nada a esconder e estão prontos para fornecer um ótimo serviço para esse cliente.

  • Humanize o seu perfil

Humanizar o seu perfil significa mostrar que por detrás de todo aquele trabalho, negócio e marca existe um ser humano que cuida de tudo e também possui qualidades e defeitos.

As pessoas se identificam e confiam muito mais em pessoas como elas do que só em marcas que estão tentando lhe vender um produto ou serviço a todo custo.

Se você é o dono de um escritório compartilhado, não perca a chance de dar as caras nas redes sociais da sua empresa e contar um pouco sobre a sua história, mostrar a sua rotina e como funciona o seu trabalho.

Além de esclarecer dúvidas dos clientes, isso ajuda a criar um relacionamento e uma confiança ainda maior entre a sua empresa, você e o seu cliente.

  • Invista em anúncios pagos

Diversos empresários gastam rios de dinheiro com agências de publicidade que prometem divulgar determinado serviço ou produto para várias pessoas e acabam não entregando o resultado esperado.

Essa mesma quantia gasta em anúncios pagos por meio das redes sociais vai atrair resultados muito melhores.

Além de estar na supervisão da própria empresa que saberá como aquele anúncio está se comportando, podendo cancelá-lo a qualquer momento.

A maioria das redes sociais já aderiram a essa estratégia e mostram como esses anúncios pagos podem fazer a diferença na divulgação do seu conteúdo e da sua marca.

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e o próprio Google são alguns dos exemplos de plataformas que oferecem essa opção.

Seja para divulgar o seu curso de gestão empresarial ou o seu vídeo explicando sobre aluguel de salas comerciais em São Paulo, os anúncios pagos levam a sua marca para um número de pessoas que talvez você não conseguiria alcançar de forma orgânica.

Benefícios das redes sociais para o seu negócio

Muito mais do que só alavancar o número de vendas do seu produto, as redes sociais trazem um combo com inúmeros outros benefícios.

E alguns deles são:

  • Compartilhamento da visão da empresa;

  • Maior interação com o cliente;

  • Segmentação do público;

  • Informação em tempo real;

  • mensuração dos resultados;

  • Mais versatilidade;

  • Econômico.

Investir nas redes sociais vai muito além de só aumentar os números e métricas da sua marca, é uma oportunidade de crescimento e construção de autoridade no meio digital, tornando o seu negócio um verdadeiro sucesso.

Considerações finais

Espero que este artigo possa ter te ajudado a enxergar o quão importante as redes sociais são no mundo atual e como elas podem mudar a realidade do seu negócio.

Lembrando que as dicas apresentadas aqui podem ser usadas para negócios 100% onlines e digitais, mas também para negócios físicos.

Sendo assim, você também pode criar perfis sobre a sua loja física nas redes sociais e colocar em prática as dicas apresentadas aqui para levar muitos novos clientes ao seu local de vendas.

Que todas essas dicas e benefícios possam te ajudar a produzir serviços e produtos ainda melhores para conquistar o patrimônio mais importante do seu negócio, o cliente.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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