E-mail Marketing, 4 dicas para aplicar imediatamente no seu negócio

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No início da internet o email era a plataforma mais usada para as pessoas se comunicarem
entre si, mas com a migração dos usuários para as redes sociais como Facebook e
Instagram o e-mail acabou ganhando outras utilidades.
Corre o mito pela internet de que o e-mail deixará de existir, mas aqueles que
acompanharam de perto todas as mudanças que ocorreram na plataforma é nítido de que
mesmo não sendo mais usado com a mesma frequência que antes para bate papo, o email
agora é a o melhor caminho quando falamos sobre Email Marketing.
Email marketing como o próprio nome diz é toda a comunicação que acontece via e-mail
entre uma empresa e seus possíveis clientes; sabe aquele email que você recebe após
realizar um cadastro ou ao visitar uma página? Isso é email marketing!
Neste rtigos te daremos x dicas de como aplicá-lo imediatamente em seu negócio e
melhorar os seus resultados.

1. Construa sua lista de contatos                                                                                                                                    Um dos pontos primordiais para que o e-mail ainda seja a melhor plataforma quando
falamos de negócios é que para que você tenha contato com um cliente ele tem que
te passar o endereço de e-mail dele ou vice e versa, ao contrário das outras redes
que através do nome e sobrenome você já consegue localizar quem você quiser.
Não caia no erro de comprar listas de emails e disparar os seus serviços tendo elas
como base, a maioria daqueles e-mails não existem ou principalmente não possuem
interesse no seu produto.
2. Escolha uma ferramenta de disparo
Por exemplo, digamos que você trabalhe no setor odontológico os clientes que
procuram por implante dentário preço médio não são os mesmos clientes que
procuram por aparelho ortodôntico, e para que você não acabe disparando seu
email para quem não tem interesse no produto, é importante separar cada um
desses clientes.
Após definir um tempo para escolher a sua lista de contatos e conseguir fazer sua

base segmentada, o próximo passo é escolher uma boa ferramenta de disparo,
conhecidas como ESP (Email Service Provider) que ajudará muito o processo de
envio dos seus emails.
Imagina só ter que encaminhar seus e-mails um a um? Com essa ferramenta você
consegue encaminhar em modo de disparo para clientes de nichos diferentes
mensagens diferentes.

3. Tenha um nome de remetente
Por mais estranho que pareça ser, através de análises ficou perceptível que os
internautas costumam acessar mais emails que venham como pessoa física e não
em nome de uma empresa.
Quero dizer que entre os emails:
Seunome@nomedasuaempresa.com.br
contato@nomedasuaempresa.com.br
O email que possui a informação do seu nome parece ter sido escrito por você
apenas para aquele internauta tendo assim uma chance muito maior de ser
visualizado em comparação do e-mail encaminhado em nome da sua empresa
aparentemente como uma mensagem automática.

4. Construa sua persona e sua estratégia de comunicação
Tenha noção de todos os pontos principais de qualquer negócio.

Quem é o meu público?
Entenda quem é a sua persona, serão apenas homens ou mulheres
também irão fazer parte dos seus clientes? Eles possuem qual faixa
etária?
O que eles procuram?
Ainda trabalhado com a suposição do consultório odontológico leve
em consideração que o seu público está procurando, cada público é
um, e analisando a sua persona você terá uma informação muito mais
precisa se a âncora da sua clínica será um implante dental, ou outros
procedimentos mais voltados a estética como por exemplo a
bichectomia.
Qual será a melhor linguagem para atingir esse público?                                                                                           Se os seu público for mulheres entre 20 a 28 anos que vieram até
você a procura de uma lente de contato dental, comece a traçar
formas mais divertidas de conseguir se comunicar com elas.
Não adianta mandar o mesmo e-mail que você mandaria em um
casos de tratamento de canal, avalie não só o serviço que o seu
cliente está procurando, mas também todas as informações que você
já tem dele para atraí-lo mais pra perto de você e do seu negócio.
Quais ações realizei no meu e-mail para chamar a atenção desse
cliente?
Lembra daquele cliente que por pouco não levou o produto? Chegou
até a colocar no carrinho, mas não comprou…
Esse cliente também deve ser avaliado, procure novas estratégias
para trazer esse cliente de volta pra você, pode ser um cupom de
desconto, descontos em outros tratamentos , faça o possível para que
ele se sinta atraído de novo a comprar o seu produto.
Um boa proposta também, é enviar produtos relacionados ao produto
que o cliente já comprou.
Ou seja ao receber a compra de um pedido do setor lente de contato
dente encaminhar um e-mail com 15% de desconto na compra de
uma escova de dentes elétrica pode chamar a atenção desse
internauta e ele vir a realizar mais uma compra no seu site.
Tendo as suas estratégias bem definidas fica muito mais fácil traçar um caminho levando
em conta que agora você saberá como e para quem você está trabalhando.
Depois que você conseguir colocar em prática todas essas dicas que deixamos neste artigo,
terá um resultado muito mais do que satisfatório em seus produtos e serviços.
Conteudo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto.


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