Entenda as vantagens de trabalhar com as métricas de SEO

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É muito provável que você já tenha realizado uma compra online, encontrada por meio do Google. Você realizou a pesquisa na plataforma, clicou nos primeiros links e se interessou pelo produto ou serviço. Isso ocorreu por causa de técnicas de marketing e das métricas de SEO, que falaremos neste artigo.

O que é SEO?

Para falarmos sobre as métricas do SEO, seus métodos, aplicações e importância para sua empresa, é importante conhecer primeiro no que consiste essa técnica.

Na prática, o Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, é uma técnica que otimiza materiais e páginas para que sejam facilmente identificados por mecanismos de buscas.

Isso vale também para outras páginas da web, como é o caso de blogs. Com isso, os conteúdos publicados neste site começam a ter um bom ranking no Google e podem ser lidos pelos algoritmos para que sejam direcionados aos usuários, conforme suas necessidades e interesses.

Digamos que você pesquise no google a seguinte frase: “Quanto custa exame de sangue gato. Com isso, irão aparecer alguns locais e clínicas de PETs que realizam esse tipo de vacinação, diferentes vacinas e fases em que são necessárias, bem como os custos que podem ocorrer.

Mas, o que fez com que um site ou uma empresa aparecesse melhor rankeada que a outra?

Mais ainda, o que fez com que um blog/empresa tivesse um anúncio na primeira página e não na segunda ou terceira?

Um dos elementos que constam neste momento é exatamente as técnicas de SEO aplicadas e como esse mecanismo de otimização de busca age. Vamos conferir mais detalhes.

Métodos de aplicação e seus benefícios

Geralmente, somente os primeiros links chamam mais a atenção das pessoas e recebem mais de 80% do total de cliques, visto a urgência e velocidade das informações e rotinas, bem como a rapidez com que as distrações ocorrem nesse ambiente.

Isso significa que, quanto melhor for o ranqueamento do seu site no Google, uma ferramenta de busca muito acessada, mais chances seu negócio terá de ser visualizado.

Para que as técnicas de SEO sejam eficientes, elas irão envolver alguns detalhes.

  1. Relevância da página

Primeiramente, é necessário que o seu site consiga mostrar ao Google que tem qualidade e, por isso, merece estar na primeira página e em uma posição favorável.

Essa primeira página e seus resultados, bem como as técnicas usadas, configuram a SERP, que vem do termo em inglês “Search Engine Results Page”.

Ou seja, se você deseja que sua fabricação de máquinas industriais esteja entre as primeiras posições do Google, é preciso ter algumas ações de qualidade que são focadas desde uma boa usabilidade do seu site, a acessibilidade para pessoas com deficiência e a adequação aos dispositivos móveis.

Isso representa dizer que sua empresa precisa investir financeiramente em uma boa estruturação do site, tanto do ponto de vista técnico, com um bom carregamento das páginas, como do ponto de vista do marketing, com bom materiais e campanhas.

  1. SEM: patrocínios em campanhas baseadas no SEO

Outra técnica que pode ser aliada ao SEO para melhorar os resultados consiste no SEM, conhecido também como Search Engine Marketing.

Neste caso, quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, ela pode escrever qualquer termo ou frase aproximada à palavra-chave utilizada na campanha, conforme especificação da estratégia.

Inclusive, cabe ressaltar que no caso do SEM as campanhas e palavras-chave recebem investimento para um melhor posicionamento com base em um leilão, aparecendo como um “anúncio”.

Neste caso, o cliente pode escrever no google “porta blindada residencial preço” ou “Preço de gradil de concreto”. Além disso, as palavras podem ter acentuação ou não.

Mas, o que isso influencia no ranqueamento? Exatamente porque a escolha das palavras-chaves são influenciadas na forma como seu cliente escreve.

Por isso, é fundamental conhecer quais são os mecanismos utilizados para a pesquisa antes de realizar um anúncio pago.

No Google, existem técnicas de SEO, que são consideradas orgânicas. Ou seja, que não são pagas, assim como os anúncios ou links que foram patrocinados.

Geralmente, é interessante que a empresa invista em uma campanha patrocinada no Google para ter bons retornos de acesso em seu site e na visibilidade de sua marca. Nesse caso, como pode ser percebido, entra em ação o SEM para impulsionar a estratégia.

Inclusive, os principais benefícios de se realizar um investimento em técnicas de SEO e SEM consistem em ações que melhoram a visibilidade da empresa, captam mais clientes, trazem credibilidade ao negócio e apresenta um ótimo custo-benefício.

Dicas de uso do SEO

Existem vários fatores que podem contribuir para um bom ranqueamento no Google.

Contudo, é preciso reforçar que não existe uma fórmula mágica, já que o Google vai verificar em suas ferramentas de buscas como realizar a apresentação do conteúdo para cada pessoa, avaliará o site conforme suas diretrizes e elencará os resultados conforme os hábitos dos usuários.

Mas, mesmo assim, vale a pena conhecer algumas formas de métricas de SEO que são importantes para o seu negócio e contribuem para o rankeamento, são eles:

  • Busca direta pelo conteúdo;
  • Tipo e profundidade do conteúdo;
  • Imagens utilizadas e devida descrição e alt texto;
  • URLs diretas e curtas;
  • Quantas vezes a marca foi mencionada;
  • Palavras-chaves utilizadas, com adequação e boa inserção;

Ou seja, todas essas técnicas verificam qual é a relevância do conteúdo para o público que pesquisou o assunto e são usadas como parâmetro pelo Google.

A busca direta, por exemplo, está relacionada ao tipo de pesquisa feita, pois a pessoa digitará no campo de pesquisa o nome da loja que ela deseja.

O tipo de conteúdo, assim como das imagens são importantes porque esse material precisa ter qualidade, ser autêntico e não conter plágio.

Já as URLs indicam a página que o cliente está visitando e elas precisam ser simples para serem lembradas. Do mesmo modo, contribui para verificar se o site possui certificações de segurança.

Como a ausência de certificações mostra uma questão de vulnerabilidade no contato com vírus, sites com certificados de segurança possuem uma maior relevância e credibilidade.

As palavras-chaves, como explicamos, exercem uma função essencial nos resultados de busca e localização dos usuários, bem como o tipo de anúncio que poderá ser feito posteriormente, já que o cliente pode pesquisar “sapato vermelho em São Paulo” ou “Piso para frigorifico”.

Com essas técnicas sendo aplicadas, vale a pena começar a avaliar algumas Métricas do SEO.

Quais métricas avaliar

Nem sempre ter visualizações ou cliques no site representa que sua campanha deu certo. Afinal, é preciso mensurar outros aspectos, bem como os objetivos iniciais da campanha.

As métricas mencionadas são conhecidas como métricas de “vaidade”, porque podem trazer uma impressão de que sua loja tem muitas visualizações, está tendo um bom resultado, mas não contribui para as vendas ou o desenvolvimento da marca de forma efetiva, trazendo apenas um “acalento para o ego”.

Isso porque, em muitos casos, a conversão de vendas ou ligações é baixa, não consolidando o objetivo final da empresa que é a compra ou venda de serviço e a obtenção de lucros.

Por isso, se o seu serviço oferta um endereço comercial virtual, ou mesmo vende produtos específicos, atente-se às métricas que você pode avaliar, mesmo que em conjunto às métricas de vaidade, visto que em um contexto bem planejado elas também podem ser efetivas.

Isso significa que o mais importante é entender os objetivos da marca naquele momento. Assim, é possível se basear nas visualizações e cliques na página, mas não se limite a isso.

Verifique quantos pedidos, ligações e contatos sua empresa teve, levando em conta as conversões que foram realizadas. Isso é essencial para avaliar as métricas e o desempenho dos anúncios.

Com isso, a empresa consegue verificar qual é a melhor palavra-chave ou estratégia que melhor performa com um determinado tipo de público.

Outra métrica importante se dá por meio dos leads. É importante saber de onde eles vieram, se foi através do site, redes sociais, se houve um preenchimento de planilha ou formulário, dentre outros aspectos.

Outros pontos importantes a verificar dentro das suas métricas são o tempo que a pessoa passa em sua página ou redes sociais, o horário e dias da semana em que ocorre maior acesso e, até mesmo, levantar algumas informações demográficas sobre esses usuários, o que possibilita campanhas mais direcionadas no futuro.

Pense no seguinte exemplo: um empreendimento de um pequeno negócio ou comércio que vende por exemplo uma expositor de frios pequeno em uma determinada área do estado.

Mas, qual é a idade das pessoas, sexo ou profissão?  Do que essas pessoas gostam?  Como isso pode influenciar nas vendas?

Conhecer muito bem o seu cliente também é uma forma muito interessante de métrica e de otimização das campanhas. Isso porque é possível trazer conteúdos que abordem os interesses desses usuários e considerem as possíveis dores que levarão a efetivar a compra.

 

Uma ferramenta que pode te ajudar neste processo é o Google Analytics, que favorece a análise de dados do seu site, contribuindo para melhorar as suas estratégias de marketing digital, inclusive, de SEO, visto que identifica todo o comportamento dos potenciais clientes.

 

Por meio da ferramenta, é possível verificar o seu engajamento, as páginas que os clientes visitaram, duração na página e pontos em que seu anúncio teve um desempenho melhor, melhorando as ações e até as páginas do site.

Potenciais resultados da aplicação do SEO e métricas

Sem dúvidas, os resultados que sua empresa espera parte de uma necessidade de obter novos clientes e manter aqueles que já buscam pelo seu negócio. Por isso, antes de criar qualquer tipo de campanha, defina quais são seus objetivos e acompanhe as métricas que se relacionam a essa meta.

 

Por exemplo, se você deseja aumentar o tráfego em seu site que explica sobre o que é um mandrilamento usinagem, ou sobre outro tipo de serviço que sua empresa está realizando as ações podem envolver criação de textos e vídeos e, neste caso, a quantidade de visualizações e curtidas podem ser utilizadas para avaliar quais formatos e abordagens mais atraem a audiência.

 

Contudo, se sua intenção é aumentar o número de vendas ou ter mais autoridade no mercado, as interações com outras marcas e a criação de conteúdos evidenciando o conhecimento da marca são fundamentais, e uma métrica é a autoridade da página e até a atração de novos usuários.

 

Lembre-se que você pode ter mais de um objetivo, mas o que importa é que eles sejam muito claros e estejam bem definidos.

 

Sem ter os objetivos definidos é muito difícil ter métricas para análise que atendam as campanhas e tragam respostas para melhorias e ações que podem ser reproduzidas para o sucesso do empreendimento.

 

Como um elemento importante em seu negócio é a receita, é importante que ao final deste artigo, você verifique quais são as métricas que importam para o seu negócio e relacione os valores gastos com os lucros obtidos, verificando a eficácia das ações.

 

Assim, se você deseja aumentar o número de clientes que ligam para a empresa para saber sobre as seguradoras de veiculos em curitiba, tanto a publicidade deve deixar clara essa ação para o potencial cliente como as métricas devem se relacionar aos contatos feitos e até ao preenchimento de formulários, por exemplo.

 

Definindo essa métrica, basta contar com profissionais qualificados de marketing para desenvolver um conteúdo de qualidade, com as palavras-chaves corretas e uma excelente estratégia que conseguirá fazer com que seus objetivos se tornem reais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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