Ilustração Digital: a popularização no mercado

banner

A ilustração digital é popular hoje em dia e é essencial para muitos artistas, mas nem sempre foi assim. A arte digital surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial e ganhou força nos anos 60 e os pioneiros desta arte são justamente engenheiros e cientistas como A. Michael Noll, que começou a criar imagens através de padrões e algoritmos matemáticos.

No início dos anos 80, a ilustração digital ganhou força como uma ferramenta criativa, com o surgimento da Adobe, grande desenvolvedora de softwares de manipulação de imagens e desenhos digitais. Nessa mesma década também surgiu o Corel Draw e o Paint, que popularizou o acesso à ilustração digital em computadores pessoais.

A ilustração digital é qualquer tipo de ilustração que passou integralmente ou em parte pelo processo digital. Isto é, necessitou ser produzida e finalizada em algum programa de computador.

Young asian graphic designer working on computer using digital tablet at office.  Blank screen monitor for graphic display montage.

Young asian graphic designer working on computer using digital tablet at office. Blank screen monitor for graphic display montage.

Vantagens da ilustração digital

Comparada com a ilustração tradicional estas são algumas vantagens:

  1. Mais fácil de fazer correções – por estar em um arquivo de computador é mais fácil fazer as correções, como cores, tipos de letras, entre outros – imagine ter que alterar uma cor de uma pintura feita por técnica tradicional? Seria possível fazer sem estragar a pintura original? Com a ilustração digital não há este problema.

  2. Mais fácil de se adaptar para outras mídias – o arquivo digital é mais facilmente adaptável para meios impressos ou formatos de vídeo; no caso de usar uma Arte física, pode ser necessário convertê-la em digital antes de usar em outros meios.

  3. Produção mais veloz – tendo em vista que não é necessário esperar secar tintas ou revelar fotos, a produção digital tende a ser mais rápida que as técnicas tradicionais.

  4. Produção mais limpa – pintura digital não suja o ambiente, diferente da pintura tradicional, que em algum acidente as tintas podem manchar roupas, piso, etc.

  5. Custo – a ilustração digital pode ter o custo menor que o das técnicas tradicionais.

  6. Entrega rápida – por ser digital, a ilustração pode ser enviada ao cliente via internet (e-mail ou disco virtual compartilhado), de forma mais rápida do que enviar uma ilustração física (em papel, tela, fotografia, gravura, etc.) por algum serviço de entrega (Correios, motoboy, etc.).


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Menu Title