Marketing Digital: Retrospectiva das melhores tendências de 2021

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Com a chegada de 2022, uma retrospectiva das tendências de marketing digital em 2021 não pode ficar de fora.

 

E além do marketing digital, outras tendências para 2022 devem ser acompanhadas e inseridas no dia a dia, como a Very Peri: a cor exclusiva de 2022.

Afinal, não foram poucos os aprendizados que essa estratégia proporcionou. As empresas precisaram se reinventar para conseguirem seguir no mercado. Enquanto foi preciso ficar em casa para se proteger, as empresas foram para a internet.

Mesmo com um cenário desafiador, é sempre preciso ir além para enxergar as oportunidades do seu negócio.

Leia até o final e saiba tudo que bombou em 2021 no marketing digital.

 

Vamos lá!

O que aprendemos com o Marketing Digital em 2021?

O marketing digital é uma forma de promover marcas em ambiente online.

E com ele há inúmeras vantagens, inclusive um recurso de como aumentar as vendas de com o marketing digital.

As estratégias permitem que as empresas usem processos digitais para fornecer produtos e serviços de maneira mais adequada aos clientes.

O ano de 2021 deixou muito aprendizado, como:

  • Marketing de interação;
  • Humanização das marcas;
  • Aumento de pesquisas por voz;
  • Presença de influenciadores digitais;
  • Conteúdos temporários;
  • Maior interação em redes sociais.

Investir em marketing digital  é uma forma de fazer com que a sua empresa alcance engajamentos da maneira correta.

Principais aprendizados para os empreendedores

Empreender não é uma tarefa fácil, mesmo que seja o sonho de muitas pessoas, quando não existem metas, o fracasso pode aparecer.

Algumas estratégias podem diminuir esses riscos. Uma delas é saber funções básicas de power bi.

Uma aula online pode te ajudar a entender as principais funções quando não se sabe nada do assunto.

Outros aprendizados merecem atenção, sendo eles:

  • Ser um parâmetro de qualidade;
  • Investir é um passo obrigatório para crescer com solidez;
  • Enxergar as deficiência do mercado como oportunidades;
  • Tratar os funcionários da mesma forma que vocÊ deseja ser tratado;
  • Não tenha medo de correr riscos

Além disso, foi necessário ter conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você seja um empreendedor de sucesso por muito tempo.

Principais dificuldades encontradas no meio do marketing digital

Saber quais dificuldades irá encontrar no marketing digital é um ótimo passo para quem quer crescer na área.

Separamos alguns desses problemas, tente evitá-los.

  • Ter objetivos pela metade e expectativas fora da realidade;
  • Não ter personas bem estruturadas;
  • Produzir conteúdos de qualquer jeito;
  • Não se atentar aos detalhes;
  • Não monitorar e analisar os resultados.

De forma resumida, para evitá-los transforme os dados em informações e use-as a seu favor, com base em decisões estratégicas para o rumo da sua empresa.

Retrospectivas das principais tendências do marketing digital

O ano de 2021 foi marcado pelo aumento da preocupação com a privacidade de dados dos usuários, muitas tendências surgiram e outras se consolidaram.

Quer ficar de olho em 2022?

Separamos as principais para que você fique de olho e não perca nada no próximo ano.

#1 Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair clientes por meio de conteúdos relevantes.

Promover de forma personalizada para os clientes, é um método do marketing baseado na formação de público fiel através de conteúdos que podem ser por voz, textos, vídeos e ebooks.

#2 Otimização para dispositivos móveis

Como o próprio nome já diz, é uma forma de projetar diferentes modelos para cada tipo de plataforma, independente da versão desktop.

Os usuários de mobile possuem necessidade e estilos diferentes, tudo que uma otimização para dispositivos móveis pode apresentar.

#3 Conteúdo audiovisual

Conteúdos audiovisuais são produtos de comunicação formados com base em imagens e impressões de movimentos acompanhadas e sincronizadas por som.

Podem ser considerados como audiovisuais:

 

  • Vídeos tutoriais;
  • Vídeo explicativo;
  • Vídeo case;
  • Vídeoaula;
  • Vídeo depoimento.

#4 Big Data

Big Data e inteligência artificial podem ser usadas para analisar grandes volumes de dados, contribuindo para a geração de insights de acordo com problemas apresentados.

Entretanto, melhora as vendas para cada tipo de cliente e entender os diferentes comportamentos que eles possam apresentar.

Sem falar no metaverso, onde cada vez mais os ativos virtuais fazem parte do dia a dia.

#5 Automação dos processos

Uma maneira de transformar etapas antes realizadas de maneira manual, em procedimentos que contam com o auxílio da tecnologia.

A automação não veio para substituir o serviço humano, mas sim, para facilitar o trabalho desses profissionais.

Tendências do marketing digital em consolidação

O marketing pós-pandemia exigiu uma consolidação de novas maneiras para se relacionar com o consumidor, novos modelos de negócio e novos comportamentos de consumo.

Ano após ano as ações ficam mais focadas e as experiências dos usuários mudam, algumas tendências ficam por conta de:

  • Produção de conteúdos assertivos e criativos;
  • Marketing personalizado;
  • Conexões humanizadas;
  • Melhores parcerias.

Se nunca passou pela sua cabeça estudar mais a fundo a temática de marketing digital, é hora de colocar essa questão em pauta.

Grandes empresas, bancos, até mesmo fundos de investimento estão fazendo isso, o que você e sua empresas estão esperando para entrar nessa também?

Para ficar por dentro de assuntos do mundo do marketing e receber conteúdos em primeira mão, acompanhe o Pense Digital.

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