Produtividade x Tecnologia: 7 fatores que mostram como elas estão relacionadas

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A produtividade é uma das palavras-chave para qualquer empresa, pois os avanços tecnológicos estão presentes na vida das pessoas.

Os aplicativos de transporte e entrega de alimentos são dois exemplos clássicos. Por isso, as empresas têm que investir em melhoramentos tecnológicos se quiserem manter sua relevância no mercado.

Sendo assim, neste texto você vai descobrir como usar as inovações da tecnologia para ter um negócio mais produtivo. Além de conhecer 7 fatores que mostram a relação entre produtividade e tecnologia.

Tenha a ciência da importância da tecnologia

A internet promove uma grande redução das barreiras geográficas. Isso significa que empresas agora têm a possibilidade de alcançar públicos antes impossíveis de atingir.

Ao mesmo tempo, abrir uma empresa hoje em dia é bem mais simples do que na década passada.

Essa soma de fatores faz com que o mercado esteja mais competitivo do que nunca.

Nesse contexto, quem ganha é o empreendimento que sabe usar a tecnologia ao seu favor.

Pense em uma empresa de ar condicionado em Jundiaí. Ela provavelmente não é a única empresa do gênero assim como existem outras empresas de Ar acondicionado em Campinas também e para se diferenciar dos concorrentes elas tem de apostar  em estratégias inovadoras como:

  • Presença nas redes sociais;
  • Atendimento via chatbots;
  • Armazenamento de seus dados em nuvem;
  • Atendimento personalizado no presencial.

Nesse exemplo hipotético a tecnologia transformou a empresa em uma referência no mercado.

Não estamos falando em substituir a mão de obra tradicional por máquinas. É possível integrar homem e máquina de formas que todos os setores empresariais sejam beneficiados.

7 provas de que tecnologia é sinônimo de produtividade

As escolhas tecnológicas têm o poder de aumentar a produtividade de uma empresa de instalação industrial elétrica, por exemplo.

Pode ser uma alteração no fluxo produtivo ou o uso de um software de gestão novo.

O ponto principal é melhorar a rotina dos funcionários para que eles sejam mais produtivos sem prejudicar outras áreas da vida.

Aqui estão 7 fatores que mostram como tecnologia e produtividade tem tudo a ver.

1- Otimização de tarefas

É inevitável, todo trabalho tem partes burocráticas, especialmente, funções relacionadas a escritórios, como contabilidade na Zona Sul de SP.

Aplique soluções tecnológicas para que seus funcionários gastem menos tempo em tarefas simples e repetitivas.

Existem softwares de gestão automatizada, como o CRM, que são opções ótimas para catalogação de dados.

Promover uma maneira de centralizar o acesso aos dados da empresa já é uma grande vantagem.

2- Mais organização

Imagine que a equipe de uma empresa despachante feira de Santana esteja toda dedicada a um cliente.

O trabalho envolve muitas etapas, mas não houve uma delegação clara de tarefas a cada profissional.

O resultado: cada um se dedicou à etapa que escolheu, incluindo pessoas que trabalharam em uma mesma etapa simultaneamente.

Como você pode perceber, é difícil entregar um bom trabalho nessas condições.

Felizmente, esse problema pode ser facilmente solucionado com softwares de gestão e aplicativos de mensagem.

Hoje em dia, não é mais necessário estar no mesmo lugar que outras pessoas para se comunicar diretamente com elas. Aproveite os aplicativos de mensagem para agilizar os processos produtivos da sua empresa.

3- Compartilhamento de arquivos instantâneo

Cuidar de laudo de transferência Campinas exige ter acesso a muitos documentos em um tempo suficiente.

Nos tempos atuais, no entanto, é possível hospedar uma infinidade de arquivos em plataformas de computação em nuvem como o Google Drive.

Utilizando esse tipo de plataforma você estará beneficiando todos os profissionais envolvidos.

Se todas as planilhas relacionadas ao emplacamento de veículos em Londrina estão disponíveis online, todos os funcionários da empresa podem acessá-los quando for necessário sem maiores complicações.

Sendo assim, todos os processos vão ser resolvidos com mais rapidez e simplicidade, graças a uma solução tecnológica.

4- Gerenciamento de tempo

As tecnologias também são úteis para otimizar o gerenciamento de tempo dos funcionários.

Invista em softwares para controlar a atuação de mão de obra terceirizada em Fortaleza.

Por meio deles, você pode acompanhar o desempenho de cada um e identificar maneiras de melhorar os processos produtivos.

As velhas práticas de gerenciamento de tempo, como cartões de ponto e timesheets, já não são as mais indicadas para essa atividade.

5- Possibilidade de trabalho remoto

Uma das maiores vantagens da tecnologia é ter a possibilidade de trabalhar remotamente.

Com a evolução expressiva dos aplicativos de comunicação e ferramentas de gestão, trabalhar em casa quando for necessário é uma realidade muito próxima.

Inclusive, isso também é bastante vantajoso para o atendimento ao cliente. Quanto mais tempo sua equipe estiver online, mais conversões poderão ser feitas.

6- Comunicação efetiva

As ferramentas de comunicação privilegiam o envio de mensagens e a realização de reuniões a distância.

Se for necessário fazer uma reunião de última hora para discutir sobre o preço de mão de obra piscina alvenaria, não é preciso que toda a equipe se encontre presencialmente.

Essa é uma vantagem muito importante para manter a produtividade mesmo em situações mais complicadas.

7- Estratégias de marketing efetivas

O marketing digital é parte integrante das inovações tecnológicas dos últimos tempos.

Isso passa pelo uso de redes sociais, campanhas de anúncio, e-mail marketing e atendimento automatizado para conquistar o maior número possível de clientes.

Por exemplo, as principais redes sociais da atualidade tem ferramentas de automatização de postagens e programação de anúncios segmentados.

Fazer uso dessas tecnologias se transformou em pré-requisito para fazer sucesso no mercado.

Dicas para usar a tecnologia na sua empresa

Entender a importância e os benefícios da tecnologia é o primeiro passo para começar a aplicá-la na sua empresa.

Sendo assim, acompanhe os tópicos que vem a seguir para conhecer maneiras de aplicação efetivas.

Controle de desempenho

Os softwares de gestão devem ser usados como ferramentas para acompanhar o fluxo de produção dos funcionários.

Esse tipo de tecnologia permite que o gestor identifique o que pode ser melhorado em todo o processo produtivo.

Isso agiliza a solução de problemas e evita que a empresa perca tempo e dinheiro com falhas facilmente resolvíveis.

Registro das horas trabalhadas

Existem ferramentas tecnológicas que ajudam o profissional a registrar as horas trabalhadas de maneira fácil e rápida.

É o chamado timesheet automático. Basta apertar play nas tarefas a serem cumpridas e o software vai computar as horas gastas automaticamente.

Esse instrumento é importante para que o gestor tenha informações concretas sobre a atuação da equipe.

Estimativas

Planejar estratégias e ações implica em definir um prazo para que elas sejam colocadas em prática.

As ferramentas de gestão também podem ser de grande ajuda para isso.

Esses softwares contam com algoritmos que fazem estimativas sobre orçamentos e prazos em geral.

Utilizá-las é importante para ter maneiras mais concretas de aplicar estratégias.

Organização do fluxo de trabalho

O gestor que tem acesso a relatórios sobre as atividades exercidas têm a possibilidade de organizar todo o trabalho.

Isso significa delegar tarefas corretamente e fazer com que todos os profissionais envolvidos tenham clareza sobre o que precisa ser cumprido.

A delegação clara de tarefas contribui para a motivação e o desempenho da equipe.

Se o profissional sabe exatamente o que ele precisa fazer, seus esforços e sua dedicação vão ser direcionados para aquela atividade.

Uso de chatbots

À medida que uma empresa cresce, fazer o atendimento personalizado manualmente pode trazer dificuldades. Nesses casos, investir em chatbots é bastante indicado.

Os chatbots são robôs que têm a capacidade de agilizar certas etapas dos atendimentos de acordo com as necessidades e o comportamento do cliente.

Utilizá-los contribui para otimizar os atendimentos. Com chatbots, a equipe de atendentes já vai começar se comunicando com clientes sabendo quais são as predisposições de cada um.

Controle do tempo

Medir o tempo que cada profissional leva para completar as etapas da produção é reunir informações para encontrar soluções.

Por exemplo: se sua equipe está levando tempo demais em um determinado estágio, é interessante analisar todo o processo para descobrir eventuais falhas.

Além disso, produtividade é sinônimo de tempo, gerenciar bem o tempo significa fazer o possível para entregar um produto ou serviço em tempo hábil.

Considerações finais

A tecnologia é indissociável do progresso industrial. Isso sempre foi uma verdade, e hoje em dia, se estende até à dinâmica interna das empresas.

Quem investe em softwares, máquinas e aplicativos de ponta está dando condições para que os funcionários realizem um trabalho primoroso.

As novas soluções devem sempre ser discutidas amplamente com as pessoas envolvidas.

Também é interessante destacar que buscar a produtividade não significa privar a equipe do tempo livre.

Todos precisam descansar, incluindo o gestor, esse é o primeiro passo para manter uma boa média de produtividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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