Quais setores mais investem em tecnologia no Brasil?

Rate this post
banner
Rate this post
Antes de mais nada, sem dúvidas, o futuro é digital e tecnológico, onde os produtos e serviços voltados a tecnologia e a transformação digital estarão entre os mais requisitados no mercado. 

Essa rápida ascensão das empresas, se tornou a característica mais marcante da economia moderna.

Portanto, quem não se adaptar ao universo tech vai ficar para trás. 

Afinal, as empresas que não seguirem as tendências podem perder espaço para as que dominam o mercado com investimentos em tecnologias. 

Ao longo deste conteúdo, será possível conhecer os setores que mais estão investindo no Brasil. 

Boa leitura!

Inovações em tecnologia no Brasil

Não basta apenas investir em tecnologia.

É mais do que necessário se planejar e contar com profissionais qualificados para utilizar os novos dispositivos de forma correta e estratégica. 

Caso isso não seja feito, são grandes os riscos de perder tempo e principalmente dinheiro.

Contudo, tecnologias como internet das coisas, big data, cloud computing e inteligência artificial estão fazendo parte das inovações. 

A terceirização dos processos pouco relacionados ao core business das empresas também estão se tornando tendência e sendo adotadas pelas empresas.

Principais avanços da tecnologia usadas no Brasil

Os avanços tecnológicos aconteceram em ritmo acelerado nos últimos anos. 

Isso porque a internet se popularizou ficando ainda mais acessível para boa parte da população. 

Biometria, reconhecimento facial, internet das coisas, inteligência artificial e muitas outras tecnologias deixaram de ser coisas do futuro e passaram a fazer parte do nosso dia a dia.

Uma boa ideia é apostar no sistema de roteirização.

Um software que auxilia as empresas a definirem as melhores rotas para realizar entregas de maneiras bem sucedidas, ou seja, apoiando as organizações.

Setores que mais investem em tecnologia no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Cortex, revelou que os varejistas e as empresas do setor financeiro, são as que mais investem no setor de tecnologia.

Contabilizando mais de 233,4 mil empresas. 

A seguir, um ranking dos segmentos que mais investem em tecnologia no Brasil:

  • Varejo;
  • Financeiro;
  • Serviços;
  • Construção;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Logística;
  • Indústria;
  • Comunicação e redes sociais;
  • Alimentação;
  • Entretenimento;
  • Governo;
  • Hotelaria.

Além disso, grandes empresas são as que mais adotam recursos tecnológicos para as suas atividades, enquanto nas microempresas, a procura é bem menor. 

Empresas que investem em tecnologia apresentam um desempenho maior em relação às demais.

Tecnologia e crescimento das empresas

O uso da tecnologia permite que sejam realizados trabalhos mais eficazes, assim como uma utilização correta dos recursos, fazendo com que haja uma redução dos custos. 

Essa diminuição ocorre por conta dos erros de produção que são diminuídos, graças a tecnologia que aponta exatamente o que precisa ser feito.

Além de viabilizar projeções financeiras e operacionais mais efetivas, consegue automatizar processos.

Isso também é possível em várias áreas, como a odontologia, com softwares odontológicos.

Que diminuem gastos significativos com procedimentos trabalhosos, repetitivos e passíveis de erros humanos.

Como o consumidor avalia o uso da tecnologia nas empresas

Primeiramente, as novas tecnologias podem oferecer mais produtos, criar oportunidades, relacionamentos e ainda fidelizar os consumidores.

E estes são responsáveis por divulgar e defender a marca que os agradam. 

Sendo assim, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada e influenciar positivamente na experiência vivida pelo cliente na sua empresa.

Os consumidores estão conectados utilizando ferramentas que os mantém em contato com a empresa.

Seja falando pelas plataformas de conversa online ou ainda registrando os pedidos em um software, por exemplo.

A realidade é que os clientes estão se adaptando e gostando da tecnologia aplicada nas empresas.

Sendo necessário entender seus clientes, bem como sua jornada de compra e funil de vendas.

E caso se depare com uma sem interação, certamente irão optar por aquela que oferecer a informação que ele busca de forma rápida e fácil.

Pequenas empresas e uso de tecnologia no Brasil

Mesmo que em pequenas empresas, quando a tecnologia é aplicada,  o consumidor consegue economizar tempo e se dedicar mais a sua produção. 

Assim, os funcionários passam a se sentirem mais realizados, e não perdem mais tempo, ficando motivados para realizarem as atividades que realmente rendem.

Dessa forma, investir no uso da tecnologia é estar à frente dos seus concorrentes, mudando a visão dos seus clientes e fornecedores sobre a sua marca. 

Além disso, permite que o empreendedor esteja sempre de olho nas mudanças e rapidamente antecipe os problemas para que eles não ocorram.

Ademais, quando você moderniza uma operação, você está qualificando a sua gestão estratégica junto a definição de processos. 

Tudo isso, visa alcançar rotinas mais produtivas, menos erros e controle dos dados, custos e demandas.

Agora que já sabe a importância da tecnologia para pequena ou grande empresa, é hora de colocar em prática. 

Caso já tenha, atualizações nunca são demais, é preciso acompanhar o mercado e evitar ficar para trás. 

 

Gostou do conteúdo e quer sempre estar por dentro do mundo tecnológico? 

 

Então, entenda mais sobre o metaverso e a nossa realidade futura!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando...